Bebês de encarceradas recebem massagem

Voluntários auxiliam no alívio das dores das crianças


Por Redação* / Foto: Fotolia

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 466 encarceradas estão grávidas ou são lactantes. Em inspeções feitas pelo CNJ, foram encontradas mães e crianças recebendo alimentação inadequada e alojadas em acomodações impróprias. Faltam também ginecologistas ou obstetras para o atendimento pré-natal das grávidas e pediatras para atender os recém-nascidos que vivem nas cadeias brasileiras.

Para aliviar o estresse dos bebês que vivem nesse ambiente, massoterapeutas voluntários do programa Universal nos Presídios (UNP) de Santa Catarina utilizam a massagem para trazer benefícios aos recém-nascidos que ficam na maternidade infantil da Penitenciária Feminina de Criciúma, no sul catarinense. A técnica melhora a respiração, alivia cólicas e ajuda a promover um sono tranquilo ao bebê.

“A massagem atua na ansiedade do bebê, pois a maioria nasce de uma gestação não planejada. Nós também conscientizamos as detentas grávidas sobre o aleitamento materno”, relata a voluntária Andreia Mota.
As presas gestantes recebem também enxovais, fraldas e leites. Elas participam, ainda, de cursos de qualificação profissional, como estética facial, manicure e maquiagem.

Outros locais
O mesmo trabalho acontece também em outros Estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, os voluntários da UNP realizam o evento Mamãe UMI, com um desfile com detentas grávidas e outras que deram à luz. A ação é realizada na Unidade Materno Infantil, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora da UNP Feminino no Rio de Janeiro, Fabíola Silva, a ação ajuda a elevar a autoestima da presa e a auxilia a enfrentar as mudanças hormonais e físicas no momento da gestação.

* Com informações do UNICom

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bebês de encarceradas recebem massagem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games