Como você pode “recarregar” a sua fé?

Ela não é estática e, por isso, precisa ser constantemente exercitada para não perder seus efeitos durante a nossa vida

Imagem de capa - Como você pode “recarregar” a sua fé?

Muitos chegam à Universal completamente leigos quanto ao que seja a fé. Podem até ter ouvido falar dela, têm a ideia de que é algo bom e de que ela faz bem de alguma forma. Mas só aprendem o que ela é na prática, quando a conhecem e tomam as atitudes necessárias para mantê-la.
Sim, a fé requer manutenção. Não como fazemos com um objeto decorativo que compramos numa loja qualquer e colocamos de enfeite em uma prateleira. Está mais para uma ferramenta necessária ao bom funcionamento da vida espiritual, além de peça-chave para que ela aconteça. E toda ferramenta precisa de certos cuidados para continuar eficaz.
Sempre recarregar
Logo, não é só frequentar a igreja, receber o Espírito Santo e aprender o que é fé, deixando-a num canto qualquer, que a Salvação já estará assegurada. “A fé, assim como uma bateria que alimenta os aparelhos eletrônicos, precisa sempre ser recarregada”, diz o Bispo Edir Macedo em seu livro A Voz da Fé.
O autor fala mais dessa necessidade de fazer “recarregas”: “quando compramos um telefone móvel, por exemplo, ele vem, obrigatoriamente, acompanhado do carregador de bateria. Esta simples comparação nos ajuda a entender que ninguém, em sã consciência, tem pensado em uma bateria que dure para sempre. Então, por que pensar que a fé é definitiva?”
Para o Bispo, Deus não nos deu uma fé estática. Ela precisa ser exercitada dia a dia e desenvolvida cada vez mais: “o seu desenvolvimento acontece por meio da meditação diária da Palavra. E o que carrega a bateria da nossa fé é a Bíblia”.
Há outra forma, como está no livro: “Jesus criou a igreja justamente para recarregar a bateria da fé dos Seus discípulos. Ou seja, para lhes estimular a fé e ensinar-lhes como usá-la no combate às dúvidas e aos seus agentes do mal. Para que eles possam erguer os caídos e os fracos”.
Sim, a fé não funciona só para quem a tem. É preciso energia “extra” para suportar a sua vida espiritual e a de seus semelhantes. Como pode alguém querer manter a sua fé e o amor ao próximo com as baterias descarregadas?
“É na igreja que buscamos juntos o restabelecimento da comunhão com o Espírito Santo”, reitera o autor, indicando que recarreguemos nossas baterias da fé “com a leitura da Bíblia e com orações em busca do Espírito Santo e de louvor e adoração ao Senhor”.
Como o Bispo bem comparou, usam-se baterias para equipamentos que nos proporcionam o que precisamos. Máquinas de vários tipos, com sua energia garantida, podem nos fornecer conforto, alimento, saúde, segurança e outros aspectos necessários a uma vida satisfatória.
A fé bem “carregada” é imprescindível para que tenhamos o necessário para entender o que é servir a Deus, estar sob Sua proteção e receber Suas bênçãos. A própria Bíblia comprova que, sem fé, nada acontece, por mais compromisso que se tenha com o Altíssimo: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa”. (Tiago 1.5-7)

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Fotos: Stock e Divulgação