Você tem dificuldade de se decidir?

Esse problema pode ser mais fácil de resolver do que se imagina


Por Eduardo Prestes / Foto: Fotolia

Hoje, mais do que nunca, fica evidente que o homem tem dificuldade de tomar decisões. Os momentos que exigem que ele faça escolhas acontecem a todo tempo e envolvem todas as áreas da vida: o trabalho, relacionamento amoroso, a relação com os filhos, com os amigos e até as situações mais comuns do dia a dia, como no trânsito, ao fazer uma compra ou até ao optar pelo que vai comer. Mas, muitas vezes, o homem tem medo das consequências que cada escolha trará. Sabe-se que muitas delas são difíceis, mas é impossível que alguém passe pela vida sem ter de fazê-las.

Cérebro
Com medo ou não, é impossível se eximir da responsabilidade que uma decisão ou uma omissão trazem. Para tentar facilitar a tomada de decisão, seja em qualquer questão que a vida nos apresentar, é preciso compreender antes como funciona o nosso cérebro na hora de fazer uma escolha. Segundo os especialistas, ele essencialmente procura nos aproximar de coisas que sejam prazerosas e nos afastar das que causam dor. Com base nisso, ele nos leva a tomar decisões como dormir até mais tarde, comer fast-food ou pensar em mudar de cidade ou encerrar de imediato um relacionamento quando um problema sério acontece.

Consequências
Você já percebeu que o seu cérebro quer tornar sua vida mais fácil, mas, até nessas situações, há consequências. Escolher caminhos que trazem prazer e evitar os que causam dor nem sempre leva a bons resultados. Se você dormir até mais tarde, poderá perder seus compromissos e até seu emprego. Se comer fast-food com frequência vai prejudicar a sua saúde. Mudar de cidade ou acabar um relacionamento vai fazê-lo ter uma mudança significativa em sua vida e, portanto, não deve ser uma decisão feita de modo impulsivo.

Objetivo claro
Muitos homens vão dizer que nem sempre a condição ideal desejada por nós é a que, de fato, nos trará benefícios e satisfação em médio e longo prazos. Por isso, é preciso que o objetivo esteja claro em todos os aspectos quando for tomar uma decisão. Avalie bem e procure enxergar todas as alternativas possíveis. Pese os prós e os contras e as consequências que podem vir da sua decisão. Não agir por impulso é sinal de inteligência.

Avaliação
É óbvio que muitas vezes não há tempo por causa da vida corrida que levamos, mas, se estiver vivendo essa possibilidade, não se afobe. Pergunte aos mais experientes como agiram (caso já a tenham experimentado) ou como fariam naquela situação. Lembre-se de que a perspectiva deles nunca será a mesma que a sua e o que é a melhor alternativa para outros pode não ser para você. Avalie. Sua família é importante nesse sentido e pode ajudá-lo.

Homem verdadeiro
Também não fique se condenando quando e se errar. Uma decisão equivocada pode servir de fonte para um grande aprendizado. Faz parte da vida cometer erros e aprender com eles. Entretanto, há decisões que podem causar danos irreparáveis ou nos levar a caminhos que tornam a vida bem mais difícil.

Se nem sempre conseguimos o que queremos, é certo que sempre conseguimos o que escolhemos. Por isso, é bom sempre ter em mente que tudo o que almejamos do bom e do melhor depende única e exclusivamente de nós. Isso inclui tomar decisões, com medo ou não, e lidar com as consequências como um verdadeiro homem faz. Boas ou ruins, não há como fugir delas (tanto das decisões como das consequências delas), mas é preciso analisá-
las bem para evitar arrependimentos futuros.

Coragem para mudar

Nossa vida é feita de decisões. Todos os dias, o dia todo, temos que tomar pequenas e grandes decisões sobre a nossa vida. Decidir exige coragem e não ter medo de perder. Essa coragem é impulsionada pela certeza de que a escolha feita ultrapassará a perda das outras opções. Veja mais.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você tem dificuldade de se decidir?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games