Moda resgata jovens que cometeram crimes

Curso ensina menores infratoras sobre desfiles, comportamento social, postura e linguagem corporal

Imagem de capa - Moda resgata jovens  que cometeram crimes

Aulas de moda e etiqueta estão sendo oferecidas gratuitamente para adolescentes que foram apreendidas pela prática de delitos no Rio de Janeiro. É uma nova oportunidade para essas jovens que estão longe do crime. Ao mesmo tempo, a iniciativa ajuda a diminuir os gastos do governo fluminense com cada menor sob sua tutela.
O curso é oferecido pelo programa social Universal Socioeducativo Brasil (USE) no Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Cense PACGC), unidade de internação feminina da cidade do Rio de Janeiro.
As aulas são ministradas pela ex-modelo Débora Judges. Ela voltou recentemente da Itália e está ensinando às adolescentes tudo que aprendeu no mundo das passarelas internacionais.
“O objetivo é colocar a moda como ponto de partida. Elas aprendem como desfilar, sobre comportamento social, postura, linguagem corporal e autoconhecimento. Utilizo as mesmas técnicas que ensino para modelos de agências comerciais”, explica a voluntária.

As jovens participam do curso uma vez por semana e a previsão é que no final do ano aconteça um desfile de moda dentro da unidade socioeducativa.
Segundo o responsável pelo grupo no Rio de Janeiro, Pastor Ubirajara Valadão de Moraes, são oferecidas ainda às menores atividades esportivas e culturais, além de ações com os familiares para ajudar na reeducação.
Quanto custa um jovem infrator para o Estado
De acordo com dados publicados pela imprensa, cada menino ou menina custa R$ 7.580 aos cofres públicos do Estado. Para o coordenador do USE, Pastor Ulisses Gomes, quando se investe no trabalho de ressocialização, o número de menores reincidentes é bem menor. “Só neste ano, ajudamos na ressocialização de mais de mil jovens”, concluiu ele.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas