Calebe celebra seis anos e reúne milhares de idosos pelo Brasil

Congresso Melhor Idade também foi transmitido para outros países

Imagem de capa - Calebe celebra seis anos e reúne milhares de idosos pelo Brasil

O grupo Calebe completou seis anos de atividade com uma celebração muito especial no dia 10 de novembro último. O “Congresso Melhor Idade”, edição de 2018, reuniu milhares de pessoas na Universal do Brás, zona leste da capital paulista. O evento contou com vídeotransmissão direta para todos os estados brasileiros – e mais de 40 países ao redor do mundo.
A celebração considerou o tempo de instituição do grupo no Brasil. Mas, outros países também realizaram suas atividades e sediaram evento semelhante. Por exemplo: Bolívia, Equador, Suíça, Holanda, Burkina Faso, Ruanda, Burundi, Senegal, Espanha, Malta, Cabo Verde, Argentina, Chile, Irlanda Luxemburgo, Madagascar, Bélgica, Índia entre outros.

Cuidar da melhor idade

Os idosos que participam do grupo, somados a voluntários e convidados, se encontraram para uma palavra de fé com o Pastor ou Bispo responsável por cada localidade. O Bispo Sergio Gonçalves, responsável pelo Calebe no Brasil, e que realizou a reunião no Brás, falou sobre esse trabalho.
“O Calebe surgiu de uma necessidade. Um dia, em uma reunião da Universal em outro país, sentiram a falta de uma idosa na igreja e ali perceberam que não havia um trabalho dirigido a essa parcela da população. O objetivo do grupo é cuidar da melhor idade e tem sido uma alegria. A cada dia nos surpreendemos com as reações e os agradecimentos”, explicou.
A data foi usada para rememorar tudo o que já foi feito até o momento e celebrar 2018 que está sendo um ano repleto de ações e novos projetos. Além disso, a celebração leva os “calebes” a pensar sobre o que ainda está por vir em suas vidas, pois um dos principais objetivos do grupo é não as deixar se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade.

“Fui acolhida pelo grupo Calebe”

A senhora Vanda Gaspar Mota (foto ao lado), de 58 anos, explicou de que maneira começou a fazer parte do grupo e o que mudou na vida dela depois disso. Ela chegou à Igreja para lutar pela irmã que na época sofria com um câncer. Mas, descobriu que estava precisando do Senhor Jesus também, para ficar livre do vício do cigarro e melhorar na vida em vários sentidos.
“Em pouco tempo fui liberta e batizada com o Espírito Santo. Tornei-me obreira e meu marido passou a me acompanhar. Mas, pouco tempo depois, ele faleceu. Sou sincera em dizer que não foi nada fácil viver isso e, mesmo firme na fé, me sentia muito triste. Então, fui acolhida pelo grupo Calebe, que me amparou. As atividades me fazem muito bem”, comenta.
Vanda diz que por meio do grupo fez novas amizades e descobriu muitas coisas que antes não sabia. “Hoje, também ajudo outras pessoas da melhor idade. Sou assistente e colaboro com os trabalhos do grupo, principalmente, fazendo visitas a asilos”, contou.

Bem-estar em prol dos idosos

No Brasil todo, foram mais de 100 mil pessoas alcançadas. Em São Paulo, a Catedral do Brás contou com a presença de cerca de 2.500 pessoas.
A reunião foi seguida por palestras na área de saúde, além de contar com um espaço de atendimentos com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação nutricional, fisioterapia e massoterapia.

Houve também serviço estético com o auxílio de profissionais como cabelereiros, barbeiros, maquiadores, manicures e designers de sobrancelha. Ainda foram oferecidos atendimentos jurídicos e social com plantão de dúvidas sobre os direitos garantidos às pessoas com 60 anos ou mais e orientação com psicólogos e assistentes sociais.
Além disso, todos puderam participar de aulas de ginástica laboral coletiva, aula experimental de karatê, dança e shows de bandas e coral. Todas as apresentações realizadas por membros do grupo. Assim como a exposição de artesanato de peças produzidas pelos próprios idosos durante as aulas realizadas no Calebe.
O voluntário José Carlos Pereira, de 36 anos, é coordenador do Projeto “Bem-Estar” (que proporciona atividade física e palestras com enfoque na saúde) do Calebe no Templo de Salomão. Ele comentou sobre a importância de realizar esse trabalho em prol dos idosos. “Além do acolhimento humano, levamos uma palavra de fé para que possam nos dias em que não estamos presentes ter a paz que vem de Deus”, concluiu.

Contato com o Calebe

Quer conhecer o grupo, tornar-se um voluntário ou participar das atividades? Entre em contato com o Calebe Brasil no e-mail grupocalebets@gmail.com, telefone (11) 2178-1191 ou no whatsapp (11) 9 9571-9920.
Gostou desta matéria? Então, não deixe de compartilhar com familiares e amigos nas redes sociais.
 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Marcelo Alves e Mídia Calebe