Presos da Bahia desfilam roupas afro produzidas por eles em curso de corte e costura

O setor de confecção está em expansão no Brasil, de acordo com o Sebrae

Imagem de capa - Presos da Bahia desfilam roupas afro produzidas por eles em curso de corte e costura

Nesta quarta (21), presos da Colônia Penal Simões Filho, em Salvador (BA), desfilarão roupas afro produzidas por eles. O primeiro desfile “Mister Black UNP 2018” será realizado pelo programa social Universal nos Presídios (UNP) em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11.
A ideia do desfile surgiu com o curso de corte e costura oferecido aos detentos, onde eles produziram e reformaram o próprio uniforme.
Para escolher o “Mister Black 2018”, os jurados avaliarão os trajes esporte fino e black – que são roupas estilizadas no estilo africano com estampas, desenhos geométricos e turbantes. Eles julgarão também beleza, simpatia e presença de palco.
“Com o apoio e atenção prestados pela UNP os presos passam ter mudança de comportamento e elevação da autoestima. E o mais importante é que no processo de ressocialização passa a aflorar os talentos de cada indivíduo, os quais encontravam-se escondidos quando eles estavam na criminalidade” explicou o responsável pela UNP-BA, Márcio Silva.

A oficina de corte e costura começou em julho deste ano. Tanto o curso como as máquinas foram oferecidos pelo grupo UNP aos detentos.
As aulas acontecem às segundas e quartas, duas horas por dia. Os alunos aprendem a elaborar os moldes, costurar, fazer acabamentos, como barras de calças.
A próxima unidade a receber o projeto, ainda neste mês, será o Conjunto Penal de Barreiras, na Bahia.

Atividade em expansão

A profissão de corte e costura está novamente na moda e ganhando cada vez mais adeptos. Segundo o Sebrae, o setor de confecção de roupas sob medida está entre os de maior potencial de expansão no mercado interno.
“Existe uma grande demanda no mercado tanto na indústria como em ateliês. Por isso é importante que os presos se qualifiquem nessa área, pois assim eles vão ter uma perspectiva de futuro ao saírem do presídio”, declara a estilista Caroline Sodré.

Serviço:

Data: 21 de novembro, às 13h
Local: Colônia Penal Simões Filho – Salvador (BA)

imagem do author
Colaborador

UNIcom