Estar acima ou abaixo do peso pode custar 4 anos de vida

Obesidade e desnutrição causam doenças em bilhões de pessoas

Imagem de capa - Estar acima ou abaixo do peso pode custar 4 anos de vida

Estudo publicado pela revista científica The Lancet Diabetes e Endocrinology aponta que estar acima ou abaixo do peso ideal pode custar mais de quatro anos de vida de uma pessoa.

De acordo com a publicação, o excesso ou a falta de peso acarretam doenças graves, como diabetes, problemas respiratórios, dificuldades cardiovasculares e até mesmo câncer.

A pesquisa envolveu os dados médicos de mais de dois milhões de pessoas no Reino Unido e chegou aos seguintes números:

O estudo mostra que ao entrar na faixa de peso indicada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) a pessoa pode recuperar os anos de vida que perderia caso se mantivesse fora dela. Ou seja: é possível se recuperar!

Milhões de pessoas estão acima ou abaixo do peso no Brasil

Permanecer acima ou abaixo do peso desejado traz problemas de saúde. Mas parece que grande parte da população mundial não se importa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos países sofrem a chamada “carga dupla de má nutrição”: desnutrição e obesidade convivendo lado a lado.

O Brasil é um desses casos. Por aqui 52,5% da população adulta tem excesso de peso e 2,5% está abaixo do peso. Ou seja: mais de 100 milhões de brasileiros estão perdendo expectativa de vida por estar acima ou abaixo do peso ideal.

Mude hoje

A notícia boa é que não é tão complicado permanecer no peso ideal. Basta manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. Com essas práticas, mesmo pessoas que já adquiriram doenças por estarem fora de peso podem melhorar o quadro de saúde.

O escritor Renato Cardoso reforça que “o ideal é que você faça uma visita a um nutricionista que poderá lhe dar mais informações sobre sua condição física e recomendar mudanças na sua alimentação”.

De acordo com ele, “se você está acima ou abaixo do peso recomendado para sua idade e altura, siga a orientação do seu nutricionista para perder/ganhar peso. Faça uma reeducação alimentar para que não apenas alcance o peso ideal, mas mantenha-o para sempre. Lembre-se de combinar com a alimentação saudável uma rotina de atividade física”.

Mais do que cuidar da saúde, quando se tem uma vida saudável, a pessoa também está agradando a Deus:
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19
Por isso, não seja desleixado com a saúde, entregando-o às doenças. Pois, nosso corpo aqui na Terra é o ponto de encontro entre nós e Deus. “Também é ponto de encontro entre Deus e outras pessoas que ainda não O conhecem, pois quem olha para os que são de Deus têm de ver Deus neles. Como você tem tratado o Templo do Espírito Santo que há em você?”, questiona Renato.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: iStock