Detentos que estão na terceira idade são ajudados no Amapá

Voluntários do grupo UNP realizam oficina de artesanato com eles. Saiba mais

Imagem de capa - Detentos que estão na terceira idade são ajudados no Amapá

Casinhas feitas de palitos de sorvete, animais esculpidos, embarcações bem reproduzidas, quadros e tudo mais que a criatividade mandar: é assim que os detentos do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) do Amapá otimizam o tempo.
Cerca de 20 reclusos que estão na fase da terceira idade participam das atividades artesanais, elaboradas e ensinadas por outros dois detentos. Parte do material usado na produção das artes é reciclado do próprio presídio, tais como: papel, plástico, madeira, entre outros. Já a outra parte vem de doações dos familiares e voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP).
Segundo o Pastor Jesiel Prado, (foto acima) atual responsável pelo trabalho evangelístico dentro dos presídios no Amapá, poder ajudar os detentos nessa fase da vida é muito gratificante e importante.
“Para nós, que fazemos o trabalho dentro das unidades prisionais, é muito bom e importante ver os reclusos dedicando parte do seu tempo em fazer arte; a mente fica ocupada e produzindo. Estamos levando o programa de cursos, pois é uma das formas que achamos para ajudar na ressocialização e, assim, quando receberem a liberdade, todos estejam preparados para voltar à sociedade de uma forma diferente”, comentou o Pastor.
Trabalho incansável
Há cerca de 15 anos o estado do Amapá recebe a ajuda espiritual e social do grupo UNP dentro dos presídios. Mas, em todo o Brasil, e em alguns países, voluntários se dedicam há mais de 30 anos, levando uma Palavra de fé àqueles que se encontram atrás das grades.
O grupo também realiza diversas atividades, como: cursos profissionalizantes, mutirões de saúde e jurídico e ainda promove doações, tanto para os detidos como aos seus familiares.
São milhares de voluntários envolvidos nessa missão e se você também deseja estar entre eles, visite a Universal mais próxima de sua casa e saiba como se tornar um voluntário da UNP.
Se quer conhecer mais sobre o grupo e suas ações, acesse a página oficial no Facebook, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Cedidas