Horário de verão começa neste domingo


Por Rafaella Rizzo (*) / Foto: iStock

À meia-noite de domingo, 4 de novembro, os moradores de dez estados e do Distrito Federal deverão adiantar seus relógios em uma hora. A mudança vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

A medida, que visa o melhor aproveitamento da luz natural durante os meses do verão, foi adotada pela primeira vez no Brasil em outubro de 1931, porém, o horário só passou a ser praticado todos os anos a partir de 1985.

Desde então, a população ainda se questiona a respeito da eficácia da mudança de horário para economia de energia elétrica. Em entrevista ao programa “Brasil Notícias”, programa exibido na Rede Aleluia e Rádio Record, o especialista em eficiência energética e CEO da empresa W-Energy, Wagner Carvalho, explicou a razão da implantação do horário de verão e sua função nos dias atuais.

“O horário de verão consiste no adiantamento do relógio durantes as estações do verão e da primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo com que as pessoas aproveitem por mais tempo a iluminação natural, a irradiação solar. Só no último ano, durante o horário de pico, teve uma redução de 4,3% no consumo de energia elétrica”, destacou, ressaltando que a expectativa de economia para este ano pode chegar a cinco por cento.

E continuou: “Para se ter uma ideia, entre 2016 e 2017, economizamos algo em torno de R$ 159 milhões, segundo dados do Ministério de Minas e Energia; essa economia se dá pela redução do uso das termoelétricas. A expectativa é que esse ano orbite entre R$ 150 a 180 milhões de economia”, comentou.

No ano passado, o governo federal chegou a considerar a extinção do horário para os próximos anos, mas para Wagner é preciso olhar, também, para os reflexos positivos do horário de verão no dia a dia da população.

“O horário de verão é praticado em 30 países no mundo, e o que as pessoas esquecem é que, além do proveito econômico, ocorre uma consequência positiva, que é a diminuição da criminalidade no horário de saída do trabalho e também o aumento do lazer por parte da população, que pode curtir o fim da tarde por mais tempo, praticar esportes, passear com a família. Então, a gente tem que ver o que é melhor para todo mundo”, finalizou.

Onde acontecerá

Os estados que receberão a medida são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Nesta edição, o horário de verão será até o dia 16 de fevereiro de 2019.

Avise seus amigos e familiares, compartilhe nas redes sociais!

(*) Com informações e entrevista do programa “Brasil Notícias”, da Rede Aleluia e Rádio Record

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Horário de verão começa neste domingo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games