“A minha vontade era matar meu pai”

Conheça o skinhead que odiava por hobby

Imagem de capa - “A minha vontade era matar meu pai”

Skinhead: subcultura originada no Reino Unido nos anos 1960. Naquele período os grupos de skinheads eram formados por jovens que gostavam da mesma música e das mesmas roupas.

Com a crise econômica inglesa na década seguinte, muitos grupos skinheads passaram a adotar posturas políticas que pregavam o fascismo e o ódio a imigrantes e negros. Infelizmente, esses foram os grupos que chegaram às Américas, inclusive no Brasil, onde o ódio se estendeu, por exemplo, a nordestinos e latinos de países vizinhos, como a Bolívia.

Desde a década de 1980, são inúmeras as notícias de gangues desse segmento praticando vandalismo, atacando e até mesmo matando pessoas por motivos torpes, como a música que gostam ou a roupa que vestem. O que leva um jovem a entrar nesse submundo? Alex Navarra responde:

“Começou quando eu tinha 14 anos de idade. Eu era frustrado, tinha problemas em casa, não me sentia aceito pela sociedade no meu hall de amigos e aí eu conheci a gangue dos carecas”.

Alex conta que foi aos skinheads para desafiá-los. Na época, o adolescente praticava boxe e queria testar aqueles que tinham fama de mau. Em vez disso, fez amizade e se tornou um dos carecas.

“E aí me tornei um monstro, literalmente.”

Até mesmo o seu pai – por problemas familiares antigos – se tornou alvo da aversão de Alex. O rapaz lembra daquela fase: “Eu cresci com ódio do meu pai. A minha vontade era matá-lo”.

Foram vários anos praticando a violência gratuita, até que algo fez sua vida ser totalmente transformada. Assista ao vídeo abaixo e descubra o que fez com que Alex abandonasse a vida criminosa.

Caso queira participar das reuniões que acontecem, diariamente (em vários horários), na Universal, procure o endereço mais perto de você, clicando aqui. Em São Paulo, vá ao Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, bairro do Brás, zona leste da capital paulista.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: Reprodução