Qualidade de vida para o colaborador

Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) aconteceu para funcionários da Universal

Imagem de capa - Qualidade de vida para o colaborador

Já faz alguns anos que as empresas deixaram de simplesmente exigir produtividade dos funcionários e vê-los como mais um número dentro da corporação. Elas passaram a valorizá-los como seres humanos, investindo na sua qualidade de vida e saúde.
Por isso, a Universal ofereceu uma série de palestras e atividades a todos os funcionários do grupo durante a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de outubro.
Alguns dos assuntos abordados foram alimentação saudável, postura correta, primeiros socorros, cuidados para as mulheres (em alusão ao “Outubro Rosa”), além do circuito de check up, que contou com exames oftalmológicos, aferição de pressão, glicemia e bioimpedância.
Marcos Antonio (foto ao lado), gestor de Recursos Humanos, conta que o objetivo da SIPAT é prevenir o surgimento de doenças ocupacionais. “Nosso foco é a qualidade de vida dos nossos funcionários, pois ela está atrelada à produtividade. Um colaborador saudável, com consciência preventiva, vai render muito mais e o índice de faltas diminuirá drasticamente”, afirma.
Cerca de 800 pessoas passaram pelos stands e palestras durante os cinco dias de evento. Uma delas foi Cynara Soares (foto abaixo), de 32 anos, do setor de engenharia, que aproveitou para realizar uma avaliação com o oftalmologista.
“Há um tempo percebo minha vista embaçada e estava com dificuldade para enxergar de longe. Hoje descobri que tenho astigmatismo e já pude escolher os óculos para corrigir o problema”, comenta.
A atividade física também é um assunto que não podia ficar de fora. Por isso, o educador físico e bicampeão mundial de boxe, Giovanni Andrade (foto abaixo, à direita), realizou uma série de alongamentos para mais de 100 colaboradores.
“A ginástica laboral é realizada em grandes empresas no mundo todo, com exercícios simples que evitam problemas e corrigem a postura. Eles aumentam a qualidade de vida do funcionário, que produzirá muito mais”, explica.
O encerramento aconteceu na tarde da última sexta-feira (26) e contou com um sorteio de uma série de prêmios, como óculos de sol, eletrodomésticos, bicicletas e uma oração especial pela vida de todos. Cerca de 400 pessoas participaram do momento, entre elas Thamiris Alves de Assis, do departamento de Recursos Humanos, que também foi uma das sorteadas.
“Eu nunca trabalhei em uma empresa que tivesse esse tipo de evento e cuidado com o funcionário. As palestras sobre saúde e moda corporativa foram muito interessantes”, diz.
Sobre a SIPAT
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório a todas as empresas com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. Ela surgiu no ano de 1971, pelo alto índice de trabalhadores acidentados na época e pode acontecer em qualquer período do ano.
Veja abaixo mais algumas fotos das ações:



Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais!

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Demetrio Koch