A importância de cuidar espiritualmente do cônjuge

Depois de Deus e de você, seu parceiro é a pessoa mais importante da sua vida. Entenda por que valorizar momentos espirituais a dois é essencial para a manutenção do relacionamento e da fé

Imagem de capa - A importância de cuidar espiritualmente do cônjuge

A família é o bem mais precioso que Deus deu ao homem e um grande erro que muitos cristãos cometem nos dias atuais é cuidar muito mais das almas que estão fora do lar e se esquecer das de dentro, ou seja, de seu parceiro (a).
Há pessoas que são voluntárias em ministérios, em grupos evagenlísticos, aconselham quem precisa de ajuda, mas deixam de lado o marido ou a esposa – muitas vezes nem ao menos sabem como eles estão na fé. A Bíblia ensina que a mulher deve ser a pessoa mais importante para o marido e o marido deve ser a pessoa mais importante para a esposa.
O palestrante e apresentador Renato Cardoso explica que o mais relevante na vida do casal, depois da Salvação, é que os parceiros estejam bem um com o outro em todos os aspectos. “Como eles poderão fazer a Obra de Deus e trabalhar para salvar outras pessoas se eles mesmos estiverem ‘afundando’? Como o marido poderá ajudar alguém, seja em oração, seja com um conselho, se ele não orienta a si mesmo em relação à sua esposa e vice-versa? A esposa é a primeira ovelha do seu marido”, observa. E a esposa, por sua vez, é a coluna do lar, ou seja, quem o sustenta, fortalece, apoia, suporta.
Prioridade
Estela Munhoz, publicitária, de 43 anos, e Wallas Colombo, empresário, de 47 anos, se conheceram na igreja e se casaram em 2003. Ambos realizavam um trabalho voluntário na Universal como obreiros.
Mas, desde o início da relação, eles se preocuparam em priorizar a união para que a fé deles não fosse abalada por nada nem ninguém. “Aprendemos na igreja que é essencial que a vida espiritual do casal esteja em dia para o sucesso do casamento e do ministério”, conta Estela.
Wallas diz que casou com o pensamento de que seria o sacerdote da família. “Já casei determinado a cuidar da minha esposa. Afinal de contas, a minha função de marido é cuidar dela em relação a tudo, especialmente na vida espiritual. Se estivermos bem espiritualmente, certamente estaremos bem nas demais áreas.”
Eles acreditam que só são felizes no casamento hoje porque têm esse cuidado. “Buscamos sempre conversar, orar juntos, praticar a fé inteligente em casa e fazer jejuns. Acredito que nosso casamento tem sido feliz e vivemos em harmonia porque agimos da seguinte maneira: ele exerce o papel dele como sacerdote e eu o meu de coluna”, diz Estela.
Apesar de terem essa consciência, Estela revela que os dois acompanham muitos casais que não têm o mesmo comportamento. “Infelizmente, observamos que alguns casais na igreja cuidam da Obra e das pessoas, são responsáveis, mas negligenciam o cuidado espiritual com o próprio marido/esposa. Geralmente, isso ocorre sem que percebam, mas é muito prejudicial porque, além de causar distanciamento, pode levar à separação. Temos que lembrar sempre que só poderemos ajudar os outros se estivermos bem”, conclui.
Vida amorosa
Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Foto: Fotolia