“Precisamos cuidar e zelar pela inocência de nossas crianças"

Declaração é de educadora da EBI, que participou de reunião especial, com o Bispo Renato Cardoso

Imagem de capa - “Precisamos cuidar e zelar pela inocência de nossas crianças"

As crianças estão tão vulneráveis com tudo aquilo que têm acesso – televisão, internet e músicas -, que a função de uma educadora se torna extremamente importante na vida dos pequenos e dos adolescentes.
Diante dessa necessidade, de cuidar e acompanhar o desenvolvimento das crianças, no dia 21 de outubro último, mais de 4 mil educadoras do grupo Escola Bíblica Infantil (EBI) se reuniram na Universal do Brás, em São Paulo, para um encontro especial com o Bispo Renato Cardoso. Cerca de 30 mil educadoras acompanharam a reunião por videoconferência em todo o Brasil.
“Sabemos que, nos dias de hoje, os pais precisam de orientações específicas, pois, muitas informações que conflitam com a fé cristã têm chegado aos pequenos e não temos como impedir de terem esses conhecimentos. A EBI tem um papel muito importante nesse cenário”, afirmou Jane Garcia, coordenadora nacional do trabalho da EBI.
A educadora Agda do Nascimento Lima, da cidade de Bandeirantes, no Mato Grosso do Sul, ao assistir à reunião também comentou sobre a importância do papel da educadora no acompanhamento pessoal de uma criança. “Assim como foi falado no encontro de hoje, o diabo tem investido com força para roubar a inocência das crianças. O nosso papel, além de ensinar, é protegê-las e formar uma geração de homens e mulheres tementes a Deus. Essa é uma grande missão que Deus confiou para cada uma de nós.”
A responsabilidade da educadora

A reunião teve como objetivo mostrar às educadoras o quanto o trabalho delas é importante na vida das crianças. O Bispo até citou uma passagem bíblica para ressaltar o valor de cada uma:  “As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.” Êxodo 1:17. E explicou: “Vocês são como as parteiras da época de Faraó que podem proteger as crianças. Fiquem focadas no grupo integralmente, pois, essa geração poderá ser a que irá ser arrebatada ou ficar para a tribulação”, disse.
A educadora Patrícia Vier, da cidade de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, comentou sobre a responsabilidade de ser educadora. “Precisamos cuidar e zelar pela inocência de nossas crianças. Somos responsáveis por cada alma, cada criança que está em nossa aula, por isso, precisamos nos preparar para ensinar. O Bispo nos orientou a colocar toda força no grupo, pois, ali está o início de tudo. Temos que dar o nosso melhor. Posso dizer que foi na EBI que o amor pelas almas cresceu em mim.”
Ao final deste encontro especial, foi realizado um clamor por todas as crianças. “Hoje, temos que guardar as crianças da morte espiritual, pois, o pecado tem batido na porta do coração das crianças e elas precisam ser preparadas para enfrentar um mundo tão cheio de perigos”, concluiu Jane Garcia.
Novidade: curso online para educadoras no Univer

Mensalmente, as educadoras da EBI já participam de treinamentos presenciais e via internet. Agora, a partir de dezembro deste ano, elas também vão contar com um curso online transmitido pela plataforma Univer Vídeo.
A novidade foi apresentada pelo Bispo Renato e pela coordenadora Jane Garcia (foto acima), durante o encontro. Entre outras coisas, o primeiro curso online da EBI vai ensinar, por exemplo, como organizar o plano de aula e o ambiente de estudo. O curso será destinado às educadoras que já estão no grupo e às voluntárias que querem fazer parte.
Manual de estilos para garotas
Ainda durante o encontro, a escritora Aline Munhoz, que também é coordenadora da Godllywood School, apresentou às educadoras o lançamento do seu novo livro “Manual de estilos para garotas” – que traz ensinamentos práticos para atender as necessidades do mundo feminino.
EBI
Por meio da Escola Bíblica Infantil (EBI), a Universal oferece, em todos os seus templos, os cuidados de que as crianças precisam enquanto seus pais estão nos encontros. O serviço é oferecido a cerca de 1,2 milhão de meninos e meninas entre 0 e 10 anos de idade, nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e mais 48 países nos continentes africano, americano, asiático e europeu. Saiba mais, clicando aqui.
 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas pela EBI