Evento homenageia médicos que lutam contra falta de estrutura no trabalho

Em 2017, foi investido na saúde do Brasil 3,6% do orçamento federal. O Percentual é muito baixo em comparação a média mundial, de 11,7%  


Por Unicom / Fotos: Cedidas

No domingo (21), às 15h, o Grupo da Saúde – programa social que ampara doentes internados nos hospitais – homenageou os médicos brasileiros pelo Dia do Médico, comemorado em 18/10.

Diariamente, profissionais da Saúde lutam para cumprir o juramento de Hipócrates – no qual prometem ter como primeira preocupação a saúde do doente, consagrar a própria vida ao serviço da humanidade, exercer a arte com consciência e dignidade.

Porém, para cumprir esse voto, os médicos muitas vezes têm de enfrentar a ausência de recursos, infraestrutura, além de excessiva jornada de trabalho, com grande número de pacientes para atender, principalmente na rede pública.

A homenagem aos médicos aconteceu no auditório do Hospital Moriah, em São Paulo, e teve como palestrante o coordenador do programa social, Bispo Eduardo Ribeiro. Assistiram a palestra 565 médicos de várias especialidades.

“Queremos levar a mensagem para o maior número de profissionais. No auditório em São Paulo estavam 65 pessoas, mas a palestra também foi transmitida simultaneamente para cerca de 500 médicos de outras partes do Brasil”, explicou o coordenador.

Saúde pública

No ano passado, o governo federal investiu na saúde 3,6% do orçamento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o percentual é muito baixo em comparação a média mundial que é de 11,7%.

Em meio a precariedade do serviço público de saúde, faltam médicos que estão mal distribuídos no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) há um médico para cada 470 brasileiros.

Saiba mais sobre o programa social

O Grupo da Saúde foi criado em janeiro deste ano. São 18.427 voluntários que prestam auxílio aos doentes, os familiares deles e profissionais das Unidades Básica de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais, clínicas de acolhimento, casas de repouso e asilos de todo o Brasil.

Para levar alegria no ambiente hospitalar foi criado o “Sorriso Saúde”. Semanalmente, voluntários se vestem de palhaço e levam música e contação de histórias aos enfermos.

O Grupo da Saúde promove, ainda, rodas de conversa e palestras para médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais dos hospitais. São abordados temas como depressão, inteligência emocional e suicídio.

Apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 396 mil pacientes e seus familiares foram amparados pelo programa social.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Evento homenageia médicos que lutam contra falta de estrutura no trabalho

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games