Evento homenageia médicos que lutam contra falta de estrutura no trabalho

Em 2017, foi investido na saúde do Brasil 3,6% do orçamento federal. O Percentual é muito baixo em comparação a média mundial, de 11,7%  

Imagem de capa - Evento homenageia médicos que lutam contra falta de estrutura no trabalho

No domingo (21), às 15h, o Grupo da Saúde – programa social que ampara doentes internados nos hospitais – homenageou os médicos brasileiros pelo Dia do Médico, comemorado em 18/10.
Diariamente, profissionais da Saúde lutam para cumprir o juramento de Hipócrates – no qual prometem ter como primeira preocupação a saúde do doente, consagrar a própria vida ao serviço da humanidade, exercer a arte com consciência e dignidade.
Porém, para cumprir esse voto, os médicos muitas vezes têm de enfrentar a ausência de recursos, infraestrutura, além de excessiva jornada de trabalho, com grande número de pacientes para atender, principalmente na rede pública.

A homenagem aos médicos aconteceu no auditório do Hospital Moriah, em São Paulo, e teve como palestrante o coordenador do programa social, Bispo Eduardo Ribeiro. Assistiram a palestra 565 médicos de várias especialidades.
“Queremos levar a mensagem para o maior número de profissionais. No auditório em São Paulo estavam 65 pessoas, mas a palestra também foi transmitida simultaneamente para cerca de 500 médicos de outras partes do Brasil”, explicou o coordenador.
Saúde pública
No ano passado, o governo federal investiu na saúde 3,6% do orçamento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o percentual é muito baixo em comparação a média mundial que é de 11,7%.
Em meio a precariedade do serviço público de saúde, faltam médicos que estão mal distribuídos no Brasil. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) há um médico para cada 470 brasileiros.
Saiba mais sobre o programa social
O Grupo da Saúde foi criado em janeiro deste ano. São 18.427 voluntários que prestam auxílio aos doentes, os familiares deles e profissionais das Unidades Básica de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais, clínicas de acolhimento, casas de repouso e asilos de todo o Brasil.
Para levar alegria no ambiente hospitalar foi criado o “Sorriso Saúde”. Semanalmente, voluntários se vestem de palhaço e levam música e contação de histórias aos enfermos.
O Grupo da Saúde promove, ainda, rodas de conversa e palestras para médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais dos hospitais. São abordados temas como depressão, inteligência emocional e suicídio.
Apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 396 mil pacientes e seus familiares foram amparados pelo programa social.

imagem do author
Colaborador

UNIcom