Abri uma empresa e agora?

Veja como proceder para manter o seu negócio em alta

Imagem de capa - Abri uma empresa e agora?

Com as dificuldades enfrentadas hoje em dia, empreender tem sido um verbo cada vez mais conjugado por boa parcela da população. Mesmo assim, no Brasil, um terço das novas empresas acaba fechando nos primeiros dois anos, de acordo com um estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Isso também contribui para as incertezas de muitos empreendedores que pensam tanto em desistir como em não abrir um negócio. Para auxiliá-los, a Folha Universal conversou com especialistas que deram dicas para incentivar os empresários a manter o foco e prosperar.
Preparação
Segundo o life and professional coach Emanuel Quiroz, de 52 anos, para um negócio ser bem-sucedido, independentemente do momento que o País viva, é fundamental estar bem preparado. “O empreendedor precisa conhecer ao máximo o mercado que está entrando ou que entrou, como tamanho, potencial de crescimento e possíveis parceiros. É preciso entender os pormenores do segmento em que está atuando ou que pretende entrar, além dos prós e contras quanto ao investimento nele. Voos no escuro não são permitidos para quem quer vencer”, diz.
Maturidade empresarial
O especialista avalia que estar motivado é outro aspecto importante ao trilhar essa jornada. “Nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos e temos de lidar com isso. Mas nós, seres humanos, diferentemente dos animais que agem por instinto, somos constantemente forçados a tomar decisões sobre nossas atividades e nos vemos diante da necessidade de ter maturidade empresarial, o que reforça mais ainda a exigência de estarmos preparados”, afirma.
Comprometimento
Quiroz recomenda comprometer-se totalmente com o seu negócio. “Considere que muitos objetivos podem dispersar a energia para que sejam realizados e, por isso, é fundamental transformá-los em metas a serem alcançadas, especificando o que, como, quando e por quê. Se o foco for adotar novos comportamentos, como ser organizado, prospectar novos clientes ou ser mais simpático, por exemplo, eleja alguém a ser seguido. Observe a atitude dele e tente imitá-la”, orienta.
Controle
Outro conselho que o especialista dá ao empresário é ter controle de seu empreendimento. “Para isso, aprenda a dominar as próprias emoções. Muitas vezes nos deixamos levar pela vontade ou pelo desejo de algo que não tem a ver com nossas metas. Se você está tentando se disciplinar para que a empresa não tenha gastos exagerados e quer economizar dinheiro, você deve ser o primeiro a dar o exemplo para os funcionários. Nesse caso, evite gastos desnecessários”, observa.
Fé x dúvida
Um problema recorrente na mente dos empresários são as dúvidas em relação ao mundo dos negócios. Para o Bispo Edson Costa, palestrante da Nação dos 318, encontro direcionado a empreendedores que ocorre no Templo de Salomão, em São Paulo, todas as segundas-feiras, há uma lição que Jesus deu aos discípulos que pode ser aplicada na área empresarial: “Jesus não mandou os discípulos de barco durante uma tempestade para que morressem, mas para que aprendessem a ‘se virar’. E, para que isso acontecesse, teriam que ter fé. No mesmo barco não pode haver fé e dúvida. Quando você estiver enfrentando as suas lutas, se a dúvida falar mais alto, já era, você afunda, mas se a fé falar mais alto, você vai sair dessa tempestade e dar a volta por cima”, assegura.

Congresso para o Sucesso 

Uma reunião que inspira novas ideias e traz motivação para superar desafios financeiros. Todas as segundas-feiras no Templo de Salomão em uma Universal mais próxima de você. Confira horários e endereços aqui

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Fotolia / Ilustração: Eder Santos