Currículo bem elaborado ajuda a conseguir emprego

Voluntários ensinam candidatos a construir currículos em todo Brasil

Imagem de capa - Currículo bem elaborado ajuda a conseguir emprego

Atualmente 27,6 milhões de brasileiros estão desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta procura por vagas tem gerado uma disputa acirrada entre os candidatos, o que aumenta a dificuldade para se destacar em processos seletivos.

Um currículo bem elaborado e eficiente garante uma vantagem significativa na disputa pelo trabalho.  Para ajudar quem está à procura de um emprego na criação de um currículo atraente, o departamento de Empregabilidade da Força Jovem Universitários (FJUni) tem prestado atendimento especializado em todo o País.

Laszlo Bock, vice-presidente sênior de Operações Pessoais do Google, já desabafou que dar de cara com currículos ruins é frequente. “O mais deprimente é quando consigo ver que muitas pessoas têm potencial e acabam descontruindo sua imagem através de um currículo mal elaborado, disse.

Os atendimentos do projeto Empregabilidade da FJUni são realizados nas sedes da Universal de todos os estados do país, prestando atendimento sempre no último domingo de cada mês. O grupo é composto por profissionais voluntários da Administração e Recursos Humanos.

Os voluntários da FJUni realizam teste vocacional com os candidatos, apresentando os pontos fortes e fracos de cada um e os auxiliam a montar o currículo adequado.

Também dão dicas de como se portar na entrevista de emprego e como buscar vagas no mercado de trabalho com as redes sociais. 

Dicas da Especialista

De acordo com a Harvard Business Reeview, um empregador leva em média sete segundos para ler um currículo.

Segundo a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Solange Azambuja, o grande desafio para os candidatos a uma vaga é saber montar um currículo que ao mesmo tempo reúna as informações mais importantes da vida profissional do candidato e seja atraente aos olhos do analisador.

‘’O candidato tem que pensar que do outro lado tem um selecionador que está fazendo a escolha de vários currículos. Este selecionador tem que enxergar o profissional ali naquelas folhas de papel. O currículo precisa ser sucinto, objetivo e claro. Isso faz toda a diferença para o candidato ser contratado”, explica Solange.

Muita gente pensa que, quanto mais informações, mais completo ficará o currículo. Porém, esta ideia é um erro clássico, afirma Solange. Quanto menos você inventar, mais atraente e funcional será o seu currículo, ensina a especialista. Esqueça cores, fontes muito grandes e fotografias. Não é apropriado colocar imagens no currículo. Anexar documentos também é um erro muito comum e que deve ser evitado sempre.

imagem do author
Colaborador

UNIcom