Aulas oferecidas por voluntários incentivam jovens em medida socioeducativa

Grupo Universal Socioeducativo (UNS) é o responsável pelas ações. Confira


Por Michele Roza / Fotos: Cedidas

Há mais de 25 anos, voluntários da Universal se dedicam para ajudar social e espiritualmente adolescentes que, por cometerem algum delito, estão privados de liberdade e cumprindo medida em unidades socioeducativas pelo Brasil.

O grupo Universal Socioeducativo (UNS) faz ações diariamente nestes locais e, além do auxílio espiritual, doações, campeonatos esportivos e eventos que reúnem os adolescentes e suas famílias, também oferece diversos cursos.

No mês de setembro último, a Unidade Educacional de Internação (Unei), localizada no bairro de Laranja Doce, na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, realizou pela segunda vez o curso profissionalizante de chapeiro, onde o grupo já atua há 2 anos.

Os jovens entre 13 e 19 anos de idade que participaram das aulas tiveram a oportunidade de aprender a atuar no preparo e montagem de lanches quentes, pratos rápidos e porções em geral. Além disso, um chapeiro também organiza o local de trabalho, utensílios e geladeiras.

Os jovens se sentem valorizados

A ideia do curso nasceu de conversas entre os voluntários e os agentes da unidade. O objetivo é ensinar os jovens a terem um ofício para que, uma vez livres, possam ganhar o próprio sustento de forma honesta.

“O curso demonstra a credibilidade do trabalho socioeducativo que se mantém no atendimento realizado dentro das unidades e fora delas também. Os jovens se sentem valorizados e o resultado é notável quando nós vemos que eles saíram do mundo do crime”, afirmou o Pastor Jones Novais, responsável pelo grupo Socioeducativo no estado.

Ferramenta de ressocialização

A aula é ministrada pelo obreiro, voluntário do grupo, Edinei Viana dos Santos. Ele tem um negócio próprio no ramo de alimentação e se sente honrado de passar seus conhecimentos aos jovens da unidade.

“Sou autônomo e tenho um pequeno negócio. Entendi que podia ensiná-los o que um dia eu também aprendi. Tem sido gratificante. Tenho visto que muitos deles nunca tiveram uma oportunidade de aprender alguma coisa e o curso está sendo ótimo. Explicamos a eles que, ao sair daqui, podem começar a empreender em um negócio próprio e que a nova vida só depende deles”, contou Edinei.

A cada aula, uma oração é feita para que Deus os honre, pois todos estão ali dispostos a aprender e a mudar de vida: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:19

Universal Socioeducativo

O trabalho da Universal dentro das unidades para menores se intensificou em 2017. Atualmente, as atividades são realizadas por 3 mil voluntários em 360 unidades socioeducativas das 476 existentes em todo o Brasil.

Seja um voluntário do grupo. Encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima de você e se informe com um pastor. Você também pode acompanhar o grupo na página do Universal Socioeducativo na rede social.

 

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aulas oferecidas por voluntários incentivam jovens em medida socioeducativa

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games