Você realmente sabe o que é um namoro?

Aprenda a fazer boas escolhas e a ser feliz no amor

Imagem de capa - Você realmente sabe  o que é um namoro?

A eficácia e inteligência para começar o namoro de modo certo e não deixar para tentar acertar depois é um dos temas abordados no livro Namoro Blindado pelo casal Renato e Cristiane Cardoso. Para eles, “quanto mais cedo você aprender e fazer as coisas certas, maiores serão suas chances de ser feliz no amor”.

Os autores destacam que o conceito de namoro hoje em dia está praticamente perdido e as pessoas o entendem de várias maneiras. “Antes, havia um nome para descrever o início do relacionamento amoroso: namorar. Hoje, há um monte: ficar, pegar, enrolar, sair juntos, morar juntos, amizade colorida, relacionamento aberto e outros.”
Eles lembram ainda que nos relacionamentos atuais há mais intimidade e menos compromisso. “No passado, se um homem e uma mulher eram vistos se beijando, era quase certo que estavam comprometidos. Hoje, ninguém sabe o que quer dizer um casal se beijando”, escrevem.
E citam outra diferença: antigamente os estágios de um relacionamento eram bem definidos. “Ainda que o modelo dos nossos antepassados não seja totalmente aplicável ao século 21, precisamos entender seus valores.”
Também alertam para o fato de que a falta de definição nos relacionamentos da atualidade causa uma grande confusão na cabeça das pessoas. Para eles, namorar, ficar e sair juntos tornou-se mais uma diversão, uma distração. quando, na verdade, deveria ser entendido como “um processo para conhecer a outra pessoa com o objetivo de determinar se ela é adequada para um futuro casamento ou não”.
Os autores esclarecem que essa fase é ideal para que o casal conheça melhor um ao outro e se descubra – mas sem tirar as roupas. “É a descoberta do que está dentro de vocês e a definição do futuro do relacionamento. A busca e a troca do máximo de informações para tomar uma decisão inteligente”, orientam.
Como estar blindado?
O objetivo do livro é que o leitor saiba como ter um relacionamento blindado e protegido contra o casamento com a pessoa errada. “É difícil acordar do pesadelo de ter se casado com a pessoa errada ou perdido a pessoa certa.
Descobrir depois de anos que errou na escolha do parceiro ou ter estragado o relacionamento com o amor da sua vida”, completam.
Cometer erros no momento da escolha tem sido algo comum, uma vez que muitas pessoas se deixam levar pelos sentimentos. Na obra, os autores apontam que é preciso estar protegido das emoções e que essa função de prestar atenção a isso é um trabalho de sua mente e não dos seus sentimentos, pois a principal ameaça à vida amorosa é o coração. “O coração é o grande responsável pelas más escolhas no amor e o grande destruidor dos relacionamentos”, concluem.

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Fotolia e Divulgação