O publicano que se tornou discípulo

Cena da novela Jesus, da Record TV, leva o público a refletir

Imagem de capa - O publicano que se tornou discípulo

Ao longo da sua trajetória na Terra, Jesus curou, libertou e ensinou aqueles que creram nEle. Tais ensinamentos foram ministrados também aos discípulos, homens até então comuns, mas que testemunharam o poder de Jesus e foram escolhidos pelo Messias para pregarem o Evangelho a toda criatura. Um exemplo é Mateus, um publicano, personagem interpretado pelo ator Gabriel Gracindo na novela Jesus, da Record TV.

Mateus é judeu e coletor de impostos para os romanos. Na época, os judeus que trabalhavam como publicanos tinham má reputação entre seu povo, pois eram vistos como traidores pelo fato de colaborarem com o opressor. Os publicanos também tinham fama de ser corruptos por cobrarem a mais do povo para ficar com o lucro. Casado com Asisa, papel vivido pela atriz Ana Paula Tabalipa, mulher ambiciosa e que nunca está satisfeita com o que tem, Mateus se vê pressionado por ela, que sempre desejou que ele cobrasse a mais do povo para que tivesse dinheiro e bancasse seus caprichos.
Cena
Contudo, ao longo da trama, o público percebeu o quanto Mateus se sentia incomodado com sua própria atitude de ter que cobrar os impostos do seu povo. O publicano também passa a observar as pregações de Jesus, Seus milagres e começa a ser tocado por Ele.
Em uma das cenas, enquanto o publicano cobrava impostos dos judeus, Jesus se aproxima para pregar ao povo. Os discípulos, que estavam com Ele, criticam Mateus por sua atitude. Pedro (Petrônio Gontijo), um dos discípulos, se revolta ao ver que as pessoas têm seus bens confiscados pelos generais romanos quando não tinham como pagar os impostos.
Nessa hora, Jesus (Dudu Azevedo) se aproxima de Mateus e, para surpresa de todos, relata o que está descrito em Lucas 18:10-14): “Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado”.

Jesus estava mostrando, com a comparação, a hipocrisia do fariseu Jairo (Felipe Cunha) e a sinceridade de Mateus. Logo, o publicano entende que Jesus está falando dele e se rende ao Messias, que o chama para se tornar discípulo. Mateus passa a seguir o mestre e, como forma de comemoração, convida Jesus e os discípulos para um banquete em sua casa, como é relatado na Bíblia, no livro de Mateus. capítulo 9, versículos 9 e 10.

Ensinamentos
A novela Jesus, mais uma vez, levou o telespectador a uma grande reflexão por meio de uma de suas cenas, conta o comediante Felipe Andrade, de 27 anos (foto a dir.), que não perde nenhum capítulo da produção bíblica. “Eu aprendo muito com essa novela. Quem acompanhou a história de Mateus desde o começo, percebeu que ele vivia de aparências, pois era infeliz com a esposa e consigo mesmo, mas, cansado dessa situação, ele buscou em Deus o alívio para a sua alma.”
Felipe ressalta que o publicano foi humilde ao reconhecer que era falho, algo que é necessário aos que desejam se entregar a Deus e ter paz. “Quantas pessoas vivem se enganando, pois acham que são justas perante a Deus e não são, e outras se sentem pequenas e se colocam diante do Criador, como Mateus, e são perdoadas. Tudo isso me mostrou que se formos humildes e reconhecermos que precisamos do auxílio de Deus, Ele nos ajudará.”

Mateus é um dos muitos personagens bíblicos que nos trazem lições para toda a vida. Ele se mostrou arrependido de tudo o que fazia e esse foi o caminho para que ele escrevesse uma nova história. Ele foi um homem importante para a propagação da fé e dos ensinamentos de Jesus e escreveu o Evangelho das Escrituras Sagradas que leva o seu nome. Nele relatou tudo que acompanhou naquela época com a chegada do Messias e a vida dos discípulos.
A novela bíblica Jesus vai ao ar de segunda a sexta-feira às 20h45, na tela da Record TV.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Blad Meneghel