Desemprego diminui, mas ainda afeta 12,7% dos brasileiros

Saiba como driblar o momento de dificuldade

Imagem de capa - Desemprego diminui, mas ainda afeta 12,7% dos brasileiros

Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 13,2 milhões de brasileiros se encontram desempregados. Em comparação com o mesmo período de 2017 – em que o total era de 13,8 milhões – houve queda de 3,9%, mas apesar disso, a quantidade de desocupados se mantém alta, reunindo 12,7% da população.
A situação favorece os trabalhos informais: sem registro em carteira, ambulantes, autônomos, pequenos negócios, etc. Para alguns isso é sinal de insegurança, mas o coach financeiro, Roberto Navarro, pensa diferente. Para ele a segurança vem mesmo é de uma renda extra e capacitação.
“No caso de uma fonte secar, a pessoa tem outra para se manter, isso traz equilíbrio financeiro. Para isso, se capacitar é a melhor forma de garantir um bom trabalho, não somente em um emprego, mas também nesse algo a mais”, explica.
“Buscar cursos técnicos, especializações, curso de vendas, de relacionamentos, coaching, entre outros, sempre será um diferencial, principalmente em momentos de crise”, acrescenta.
A autônoma Solange Espelho (foto ao lado), de 53 anos, seguiu o conselho do especialista e, enquanto estava desempregada, investiu no curso de administração realizado no Instituto Bem Maior (Projeto Ler e Escrever) para se atualizar.
“O curso me ajudou a entender o fluxo de caixa, a parte de propaganda, como abrir uma empresa, controlar meus custos, entre outras coisas. Quando me formei decidi começar meu próprio negócio no ramo alimentício. Hoje faço e vendo bolos no pote”, conta.
Instituto Bem Maior
Fazer cursos, se aperfeiçoar ou aprender novas atividades é uma forma de não ficar ocioso e sem renda. Para isso, o Instituto Bem Maior oferece diversos cursos profissionalizantes e com certificação.
Alguns exemplos de aulas são os de alfabetização e supletivo, corte e costura industrial, artes marciais, na área de estética e beleza, idiomas, entre outros.
Clique aqui para acessar o site do Instituto e saber mais detalhes. Você também pode curtir a página oficial do grupo no Facebook, visitá-los no endereço Rua Rio Bonito, 616 e 632, Brás, zona leste da cidade de São Paulo, ou ligar no número (11) 3497-1656, das 12 às 21 horas.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Cedidas