De onde surgiu aquele quadro?

UNP Ceará recebe homenagem pelo trabalho nos presídios


Por Katherine Rivas / Fotos: Cedidas

Na sala do projeto Universal nos Presídios (UNP) da Avenida Tristão Gonçalves, em Fortaleza, no Ceará, uma pintura em acrílico chama atenção de quem visita o local. “Quando atendemos ex-internos, eles ficam admirando o quadro. Parece que ele os faz lembrar do cotidiano da unidade”, conta o Pastor Ricardo Souza, coordenador da UNP no Estado.

Ele diz que o quadro foi um presente dos detentos para expressar a gratidão pelo trabalho evangelístico e de ressocialização feito duas vezes por semana pelos voluntários da UNP no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), maior unidade prisional do Ceará.

O governo estadual promove atividades de leitura e arte no presídio e a UNP auxilia com a evangelização e eventos esportivos. A pintura foi idealizada em uma aula de que participam oito internos. Mas só um deles é o autor da obra.

O quadro de tamanho médio levou cerca de um mês para ser concluído. “A pintura é importante porque mostra o impacto que nossa ação causa neles, a visão dos internos sobre as visitas, orações, a leitura da palavra e o trabalho de libertação. Perceba que na pintura tem um interno de joelhos e um voluntário com a mão na cabeça dele e também outro voluntário lendo a Bíblia enquanto eles meditam”, destaca o Pastor Ricardo.

Para ele, o quadro transmite a paz experimentada pelos internos ao saber que Jesus se lembrou deles e simboliza a responsabilidade dos voluntários. “Se nosso dever foi cumprido, temos que continuar com a missão de auxiliá-los.”

Dupla missão
A UNP Ceará conta com 700 voluntários, que prestam atendimento em 17 unidades prisionais do Estado, sendo que em oito delas é feito o trabalho de ressocialização. O Pastor Ricardo é auxiliado pelo Pastor Erivan Feliz, no Bloco Sobral, e pelo Pastor Marcos Gomes, no Bloco Juazeiro do Norte.

Até o momento, foram beneficiados 5 mil detentos e suas famílias com apoio espiritual, kits de higiene e cestas básicas. Além desses projetos no Cepis, o trabalho de ressocialização já levou curso profissionalizante de design de sobrancelha ao Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa.

Entre os planos futuros estão a adaptação de um espaço para a instalação de uma biblioteca na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto e um curso de bombeiro civil e primeiros socorros, que beneficiará cinco unidades.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De onde surgiu aquele quadro?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games