Eleições 2018: Renovação no legislativo é a maior desde 1989

Saiba como ficam as casas legislativas a partir de 2019

Imagem de capa - Eleições 2018: Renovação no legislativo é a maior desde 1989

As eleições 2018 mostraram que o brasileiro precisa e quer renovar seus representantes políticos. Se na disputa à Presidência dois candidatos que nunca haviam disputado o cargo foram para o segundo turno, nos cargos legislativos a busca por renovação também mostrou sua força.

Para o Senado, por exemplo, os grandes partidos perderam cadeiras, abrindo espaço para outros que até então tinham pouca voz na casa.

Das 54 vagas disponíveis, 46 serão ocupadas por novos nomes. Dos 32 senadores que tentaram reeleição apenas oito conseguiram. Essa foi a maior renovação do Senado desde a redemocratização brasileira, em 1989.

Contando com um terço dos senadores eleitos em 2014 que cumprem mandato até 2018, a casa fica da seguinte maneira:

* O senador José Reguffe foi eleito pelo PDT, mas se desvinculou do partido e deve seguir apartidário até o fim de seu mandato, em 2022

Câmara dos Deputados também terá mudanças

Outro cargo político que terá o maior número de novos representantes desde a redemocratização é o de Deputado Federal. Mais da metade dos eleitos para 2019 não exercem o cargo atualmente, totalizando 52% de novos representantes.

Nessa câmara os grandes partidos de centro, como MDB e PSDB, também encolheram. Em contrapartida, a polarização de ideias se tornou mais clara, sendo que deputados abertamente direitistas ou esquerdistas assumiram mais cadeiras: 240, sendo 120 para cada lado.

A casa conta com 513 deputados, sendo que os dois candidatos à Presidência da República têm em seus partidos as maiores bancadas da Câmara: o PT elegeu 56 deputados e o PSL 52. Ou seja: quem for eleito terá um grande apoio, mas também uma grande oposição.

O diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) Antônio Augusto Queiroz afirma: “A partir de fevereiro, o novo Congresso terá que sentar e dialogar com o novo presidente. E esse diálogo vai ser mediado sem dúvida nenhuma pelo centro. Porque sem o apoio do centro nenhum candidato que venha a ser eleito conseguirá governar”.

Veja nos gráficos abaixo os partidos que terão mais representantes na Câmara a partir do ano que vem.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: Valter Campanato / Agência Brasil