Sul-africanos aprendem sobre o amor inteligente

Veja como um livro sobre relacionamento mudou a história de uma família


Por Daniel Cruz / Fotos: Cedidas

Na atualidade, um dos principais desafios da vida amorosa é a prevenção contra o divórcio, que assombra cada novo casamento celebrado no Brasil e também ao redor de todo o mundo.

A ausência de diálogo, a visão de mundo diferente, a falta de bom humor no relacionamento e os objetivos de vida diferentes são alguns dos fatores que contribuem para o fim da união conjugal, aponta a psicóloga Fátima Rizzo. “O casal para de agir como equipe e o individualismo toma conta. Um para de se interessar pelas coisas do outro, eles não riem mais juntos, cessa a comunicação, as discussões e brigas se tornam constantes e o sexo ‘se esfria’. Ao final, o casamento está totalmente comprometido”, esclarece.

Fátima ainda acrescenta que caso o divórcio se torne possível é preciso agir imediatamente. E o primeiro passo é ter um diálogo franco e sincero com o cônjuge. Procurar ajuda profissional também pode ser um caminho.

Uma agradável surpresa
A ajuda veio de uma forma inesperada para a sul-africana Alice Shimabwachi. Em março deste ano, ela e seu companheiro, Jimmy Shimabwachi, terminaram uma união de 10 anos.

Sem saber o que se passava, a filha do casal, Zahara, pediu para que a mãe comprasse um vestido de noiva na The Wedding Expo (exposição de casamento, em português), que acontecia em Johannesburgo, na África do Sul, e oficializasse a união com o pai – que, naquele período, havia retornado ao seu país de origem, Zâmbia, e deixado a família.

Zahara participou de um sorteio realizado pelos promotores do livro Bulletproof Marriege (Casamento Blindado, em português, de autoria de Renato e Cristiane Cardoso), que daria como prêmio um vestido de noiva durante a feira e ganhou. “Eu sinceramente acreditava que Deus estava me testando, pois como eu poderia ganhar um vestido de casamento depois do nosso relacionamento ter terminado?”, indagou-se Alice, que chegou a pensar na hipótese de rejeitar o prêmio.

Entretanto ela não contava que o seu companheiro retornaria arrependido e que queria se reconciliar justamente depois de ter lido um exemplar do livro Bulletproof Marriege. “Notei uma grande mudança nele e no nosso relacionamento. Ele mencionou que aquele era o momento certo para se casar e que Deus estava falando com ele. Só então eu disse a ele que ganhamos um vestido de noiva na exposição.” A partir daí, o casal, que oficializou a união, garante que a família vive uma nova fase.

O evento
No fim de setembro, a equipe que divulga o livro Bulletproof Marriege esteve presente novamente no evento. Esse grupo é composto por casais que se beneficiaram do conteúdo do livro e que, agora, desejam auxiliar outras pessoas.
“Ao receberem um aconselhamento pré-nupcial, vemos que a visão das pessoas se abre e isso é muito gratificante”, observa Marcia Pires, coordenadora da equipe promotora do livro.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sul-africanos aprendem sobre o amor inteligente

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games