O manual mais famoso do mundo para o seu sucesso

Coloque em prática os conselhos que a Bíblia tem para você

Imagem de capa - O manual mais famoso do mundo para o seu sucesso

A Bíblia Sagrada é o livro mais famoso do mundo, o mais vendido e já foi traduzido para mais de 2 mil línguas e dialetos. Poderia, facilmente, ser considerado o maior best-seller de toda a história. Mas ela não é apenas uma fonte de orientação espiritual ou moral: ela também carrega conselhos para a vida financeira e mercado de trabalho.
Diversos temas da área são abordados nas Escrituras como empreendedorismo, comunicação, trabalho em equipe, planejamento e organização. Ainda assim, infelizmente, há muitas pessoas que se escandalizam ao ouvir sobre fé e prosperidade, como se Deus Se agradasse da miséria e escassez.
Veja nos exemplos abaixo algumas passagens que mostram a sabedoria do Altíssimo aplicada na vida financeira e profissional:
Planejamento e disciplina

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
Lucas 14:28-30
Quando agimos sem pensar, na base da emoção, é certo de que haverá problemas, pois a emoção não se sustenta por muito tempo e logo aquele “fogo de palha” apaga. Mas quando há planejamento, sua mente percebe que está plantando e sabe o que irá colher. Você não conta mais com a sorte, mas usa sua fé para traçar sua prosperidade.
“Planeje seu dia, seus sonhos, sua vida pessoal e seu trabalho. Visualize o que quer alcançar e trabalhe, fazendo o que precisa fazer, ainda que não sinta vontade, e não sossegue enquanto não terminar o que começou. É assim que se desenvolve disciplina”, explica o escritor J. Edington no livro “50 Tons para o Sucesso”.
Economia

Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.
Provérbios 23:20,21
Vivemos em uma sociedade que valoriza o consumo. Claro que é importante comer e morar bem, usufruir do dinheiro, porém, é preciso fazer escolhas inteligentes para o seu dinheiro, justamente para que possa viver bem por mais tempo.
“Gente de sucesso não gasta à toa, não sai fazendo milhares de prestações quando poderia guardar dinheiro para comprar à vista. Não gaste mais do que tem e controle o seu cartão de crédito. Quando vir seu dinheiro escoando como água, pense primeiro em consertar o vazamento da torneira antes de se lamentar de não ter uma caixa d’água maior”, diz Edington.
Preguiça X Proatividade

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
Provérbios 6:6-8
Esta passagem é autoexplicativa: uma pessoa de sucesso sabe o que deve fazer e não precisa que alguém a cobre. É disciplinada, sabe administrar bem seu tempo e não fica procrastinando suas tarefas.
“Um funcionário interessado e proativo faz o seu próprio caminho e acha melhor que chamem sua atenção por ter feito coisas a mais do que a menos. Ele é a pessoa com quem podem contar e não espera que lhe digam o que fazer”, afirma o autor.
Confiança em Deus

Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.
Salmos 112:7
A vida financeira é marcada por incertezas, instabilidades e surpresas. De uma hora para outra as coisas podem mudar drasticamente: o desemprego pode chegar, ações caírem, o dólar subir, a falência acontecer, etc. Neste cenário, os que contam com a sorte estão perdidos.
Se você quer ter sucesso, terá de agir e contar com a fé. Trabalhar, tendo convicção do resultado que espera, é a forma mais eficiente de conseguir alcançar o que deseja.
“Ao contrário do que muitos pensam, confiar em Deus e contar com a fé não exclui o trabalho duro. Deus nunca prometeu abençoar preguiçosos. Pelo contrário, Ele deixou claro que a preguiça leva à pobreza e que abençoaria o trabalho de nossas mãos. Ou seja, tem que trabalhar, tem que se esforçar. A diferença que há a garantia de que esse esforço trará resultado”, ensina J. Edington.
Para ter mais orientações para sua vida financeira e saber como alcançar o sucesso participe da Nação dos 318, que acontece todas as segundas-feiras, no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste de São Paulo. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.
Para saber outras localidades pelo Brasil, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock