Mais de 11 mil se suicidam por ano, diz Ministério da Saúde

O número apontado equivale a 31 casos por dia. Falta de trabalho e violência contra a mulher são as principais causas

Imagem de capa - Mais de 11 mil se suicidam por ano,  diz Ministério da Saúde

Mais de 11,4 mil casos de suicídio foram registrados em 2016, segundo um boletim divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde. Esse número equivale a 31 casos por dia e corresponde a um aumento de 2,3% de óbitos desse tipo em relação ao ano anterior (11,1 mil em 2015).
Apesar do percentual ser alto, o governo estima que o número de suicidas seja ainda maior, porque nem todos os casos são devidamente registrados. Isso porque, muitas vezes, não se constata se uma morte ocorreu por acidente ou realmente por suicídio.
A diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Promoção da Saúde, do Ministério da Saúde, Fátima Marinho, publicou no boletim que essa crescente onda de suicídios “é um importante problema de saúde pública, não só no Brasil como no mundo”. Ela afirmou também que esse dado “traz a necessidade de discutir o tema e os vários determinantes que levam ao sofrimento da população”.
O boletim mostra que a taxa de mortalidade por suicídio é maior entre os homens: são 9,2 casos a cada 100 mil habitantes. Entre as mulheres, são 2,4 a cada 100 mil pessoas. Porém, quando o assunto é a tentativa de homicídio, elas são maioria.
Entre as causas apontadas estão a falta de oportunidades de trabalho e os casos de violência contra a mulher – que não conseguem lidar com o assunto e acabam por tirar a própria vida.
Um morto a cada 40 segundos
Se esses números no Brasil preocupam, mundialmente não poderia ser diferente. Segundo um levantamento recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas (ONU), 800 mil pessoas se matam a cada ano no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. Desse total, 65 mil são nas Américas. Mas, assim como o Ministério da Saúde brasileiro, a OMS também considera que a quantidade de suicidas é muito maior, por causa das possíveis falhas de registro dos casos.
Há solução
Se você passa por alguma situação que tem custado a sua paz e pensamentos como o de dar fim à sua vida lhe atormentam, busque a Deus, o Único que pode acabar com esse sofrimento com a sua permissão. Basta convidá-Lo agora mesmo. Muitos já passaram por sérios problemas em diversas áreas da vida, mas, por terem encontrado forças para superá-los, hoje podem usufruir não só da paz interior, mas de uma vida abundante e plena.
Não são poucas as pessoas que chegam à Universal querendo uma resposta para os seus tormentos. Além de consegui-la, elas também perseveram para restaurar todas as áreas da sua vida. Dessa forma, ainda demonstram por meio de seus testemunhos a outras pessoas que ainda sofrem que a solução que vem de Deus é real.
Busque com Ele a força para vencer os momentos difíceis. Ele é o Único que poderá lhe mostrar o caminho para o fim de todo o sofrimento e para o recomeço de uma nova vida.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel/ Foto: Fotolia