Empreendedorismo afasta jovens da criminalidade

Programa social ensina jovens da Fundação Casa como montar e administrar uma barbearia

Imagem de capa - Empreendedorismo afasta jovens da criminalidade

Segundo pesquisas das Unidades de Polícia Pacificadora, 62% dos jovens entram para o mundo do tráfico por dificuldades financeiras da família. Para que os menores que já cometeram crimes não sejam persuadidos novamente pelos criminosos, o programa social Universal Socioeducativo Brasil (USB) está oferecendo o curso de Barber Shop aos jovens que estão cumprindo regime de semiliberdade na Fundação Casa da cidade de Franca (SP).

O objetivo da ação é ressocializar esses jovens, formando novos profissionais para um setor que deve movimentar, em 2019, cerca de R$12 bilhões no Brasil.

As Barber Shops são as tradicionais barbearias, mas que também oferecem outros tratamentos estéticos para os homens.

Estudo da Euromonitor International, empresa de pesquisa que monitora o setor de beleza, aponta que o mercado brasileiro de cuidados pessoais masculino terá incremento médio anual de 7,1%.

O empresário do ramo Igor Almeida iniciou sua carreira com apenas 19 anos e é voluntário na iniciativa do USB. “Incentivar esses jovens a sair da criminalidade e levá-los a enxergar a oportunidade do empreendedorismo, é gratificante”, explica.

De acordo com o barbeiro, “no curso, eles aprendem muito sobre as técnicas desse novo negócio, mas o que vai motivá-los a se dedicar a essa profissão, é a percepção de que a independência financeira pode chegar com honestidade, mesmo quando se é jovem”.

A psicóloga Giuliana Ramos relata que a maioria dos jovens que ela atende, dizem ingressar na criminalidade impulsionados pela necessidade material ou para auxiliar no sustento da família. “Muitos deles não querem seguir as profissões que seus pais sustentaram na vida. Ainda que aparentemente sejam muito jovens, eles fazem planos e tem ambições como um adulto”.

A onda das Barber Shops

Percebendo a procura dos homens por serviços capilares e faciais, as barbearias voltaram com tudo e se tornaram uma tendência em todo o Brasil. Jovens empreendedores de olho nesse nicho, tem alcançado a realização profissional e financeira.

A expansão do setor de barbearias é impulsionada por mudanças de valores e hábitos, que tornaram a vaidade masculina maior que os preconceitos. Esse cuidado com a beleza também ignora crises.

Saiba mais sobre o Socioeducativo Brasil

O grupo foi criado pela Igreja Universal do Reino de Deus em 1988, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em março de 2017, o programa social passou a atuar em todo o país para ajudar na recuperação de adolescentes em conflito com a lei.

A Universal Socioeducativo Brasil tem como objetivo levar ações socioeducativas a jovens que foram apreendidos pela prática de crimes. Os trabalhos incluem apoio social e psicológico, cursos, palestras, entretenimento cultural e esportivo. Além disso, o programa oferece suporte jurídico, orientação e almoço aos familiares desses adolescentes.

Atualmente, são aproximadamente 27 mil beneficiados pelo grupo composto por 3 mil voluntários, que visitam 320 unidades socioeducativas das 476 existentes em todo o Brasil.

Até dezembro de 2017, 70 unidades da Universal foram instaladas em centros de acolhimento de menores em conflito com a lei, em todo o Brasil.

imagem do author
Colaborador

UNIcom