Enem 2018: participe do curso preparatório gratuito

Iniciativa é do projeto social Força Jovem Universal que disponibilizou 7 mil vagas

Imagem de capa - Enem 2018: participe do curso preparatório gratuito

Conforme o fim do ano se aproxima, os estudantes ficam cada vez mais alvoroçados, pois chega a época de prestar vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ). Boa parte da preocupação se deve ao fato de que os resultados desse último podem ser a porta de entrada na universidade por meio dos programas sociais SiSu, ProUni e Fies. Além do Brasil, o Exame também passou a ser aceito como forma de entrada em universidades de Portugal.
As provas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro, são esperados mais 5,5 milhões de pessoas e conta com uma boa mudança: no segundo dia do teste os estudantes terão 30 minutos a mais para responder às questões de Matemática e Ciências da Natureza, como explica em detalhes o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Apoio gratuito
De acordo com dados divulgados pelo Instituto, do total de participantes de 2017, somente 29,7% eram pagantes, 48,2% conseguiram a isenção da taxa de inscrição e 22,1% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública.
Estes números revelam que a situação financeira dos estudantes não colabora para o acesso a cursos extras para se prepararem melhor para essa oportunidade. Para auxiliá-los, o programa social Força Jovem Universal (FJU) realiza o “Foco no Enem”, um curso gratuito para o exame, disponível em todo o Brasil. Este ano, são oferecidas 7 mil vagas para alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram e desejam entrar na universidade.
Quem quiser participar, pode se inscrever na central do FJU, das sedes da Universal de cada estado. Em alguns locais, as aulas já tiveram início e terminam no dia 28 de outubro próximo. Os candidatos realizam simulados, redações, testes vocacionais e recebem dicas para controlar a ansiedade nos dias da prova.
“Temos voluntários para trabalhar todo conteúdo que possivelmente cairá na prova. Em outubro, começam a ser aplicados os simulados, que são decisivos no resultado positivo do treinamento”, explica o responsável pela Força Jovem Universitários no Brasil, André Souza.
No ano passado, mais de 10 mil jovens foram preparados pelo “Foco no Enem”. João Pedro de Albuquerque, de 19 anos, assistiu às aulas e ficou na 15ª posição para Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
“Eu não tinha condições financeiras para pagar cursinhos. Quando surgiu a oportunidade de acompanhar as aulas ‘Foco no Enem’ aos sábados, me dediquei bastante, não faltava a nenhuma aula. O resultado: passei no vestibular para os cursos de Engenharia Mecânica e Civil, e hoje estou cursando a Civil”, relembra o estudante.

Saiba mais sobre a FJU
Organizado desde a fundação da Igreja, em 1977, o Força Jovem Universal é um grupo formado para ajudar jovens que se encontram perdidos, sem direção e motivação. Presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia, o grupo realiza eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. São realizados também torneios esportivos, shows, competições de música e dança, gincanas e cursos.
O FJU possui seis vertentes: Universitários, Cultura, Esporte, Mídia, Help e Uniforça. Ele também promove campanhas de doação de sangue, ações de solidariedade, visitas a hospitais, asilos e orfanatos.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Cedida