Judas Tadeu, um dos 12 discípulos

O ator Rick Tavares fala de seu personagem na novela Jesus, da Record TV

Imagem de capa - Judas Tadeu,  um dos 12 discípulos

Judas Tadeu foi um dos apóstolos de Jesus, porém pouco se sabe sobre ele. A novela Jesus, exibida pela Record TV, tem demonstrado um pouco mais quem poderia ter sido o discípulo, mencionado no livro de João: “Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-
lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14, 22 -23).

A autora da trama, Paula Richard, mostra Judas Tadeu, papel vivido pelo ator Rick Tavares, como um discípulo de Jesus, um homem que antes era apenas um judeu cego de nascença.
Ele levava uma vida miserável, porém acreditava na vinda do Messias e, por isso, seguia confiante de que um dia seria curado. E foi o que aconteceu. Sua fé fez com que ele fosse curado da cegueira ao ser visto por Jesus.
Na novela, Judas Tadeu é sobrinho do sacerdote Nicodemos (Ernani Moraes) e vive um amor proibido com a romana Helena, interpretada pela atriz Julia Maggessi. Esse enredo traz mais força ao personagem.
Em entrevista exclusiva à Folha Universal, o ator Rick Tavares (foto a baixo) fala de como tem sido sua experiência de fazer o personagem: “compor Judas Tadeu tem sido um trabalho desafiador. Para vivê-lo na sua primeira fase, quando era cego, eu usava uma lente que tampava 80% da minha visão. Eu nunca imaginei interpretar um cego, mas estou muito feliz com o resultado do meu trabalho e só tenho a agradecer à Record TV por ter recebido esse papel”.

O ator ainda relembra uma cena que já foi ao ar e que mexeu com a audiência. “A cena em que meu personagem é curado foi tão forte que recebi muitas mensagens lindas do público. Uma, porém, chamou minha atenção: um telespectador relatou que a mãe dele sofreu um AVC e, quando viu a cena, disse: ‘se Judas Tadeu foi curado, eu também posso ser’. Isso é gratificante, já que estamos levando, por meio da teledramaturgia, esperança e fé para as pessoas. Isso não tem preço.”
Amor proibido
Na trama, Judas Tadeu abre mão do amor que sente por Helena. A jovem, que é filha do governador romano Pôncio Pilatos (Nicola Siri), tem forte senso de justiça, o que incomoda o pai, mas chama atenção do jovem. Ela manterá contato com os apóstolos, ouvirá as palavras do Messias e as passará para a mãe, Claudia (Larissa Maciel), quando Jesus for julgado, antes da crucificação.
Mas, mesmo admirando sua amada, Judas Tadeu tem consciência de que será impossível permanecer nessa relação, explica o ator. “Esse relacionamento não tem futuro e Judas Tadeu sabe bem disso. É uma questão de fé. Ele é judeu e Helena romana e a família dela também é contra o relacionamento, já que Pilatos rejeita o povo judeu. Então, para não se machucar nem machucar a jovem, ele desiste desse sentimento.” Questionado se o público pode esperar uma reviravolta na situação desse casal, Rick afirma: “Eu peço para os autores deixarem Judas Tadeu e Helena viverem esse amor. Eles são lindos juntos, mas está nas mãos da Paula Richard e até o momento esse amor não
vai acontecer”.
Seguindo Jesus
O ator ainda salienta que o discípulo tem uma missão que não está relacionada à vida amorosa, mas à fé. “Judas Tadeu começa a seguir Jesus e aprende com o Mestre os Seus ensinamentos para que possa levar o milagre e a palavra de Deus a outras pessoas.”
Rick enfatiza que Judas Tadeu é um exemplo de fé tanto para ele como para o público, pois sempre acreditou na vinda do Messias e no milagre que receberia. “Ele nunca duvidou, sempre acreditou que o impossível aconteceria em sua vida e isso faz como ele queira ajudar ainda mais o próximo. Então, muita coisa boa vem por aí”, finaliza.

O cego do tanque de Siloé
Na trama bíblica da Record TV, Judas Tadeu era cego de nascença e foi curado por Jesus no tanque de Silóe, como é relatado em João 9. 5-10: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava? Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me e vi”.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Blad Meneghel