Nas eleições, as fake news têm se alastrado com força

Especialista deixa dicas para identificar as chamadas notícias falsas

Imagem de capa - Nas eleições, as fake news têm se alastrado com força

As fake news sempre foram um problema a ser combatido, mas em tempos de eleições elas têm se alastrado com força nas redes sociais. Muitas vezes, pessoas mal-intencionadas criam as notícias falsas que são divulgadas por outras que não fazem por maldade, mas simplesmente por não saberem identificar se é um fato concreto ou ilusório.

Governo, veículos de comunicação e movimentos sociais têm se unido para eliminar a prática. A diretora do movimento “Voto Consciente” Rosângela Giembinsky explica que toda essa preocupação é importante:

“A fake news hoje é uma grande preocupação em função de que essa informação não vem de uma fonte segura e, principalmente, são boatos sem fundamento contando inverdades. Então, nos preocupa muito que, nas vésperas de eleição, esse tipo de notícia esteja presente em qualquer das redes sociais porque as pessoas também são ingênuas, não fazem uma análise mais criteriosa e não checam essas fontes”.

Rosângela deixa dicas para que você não caia na armadilha de uma fake news e, melhor ainda, ajude a combater notícias falsas:

“Desconfie do que você recebe, não passe para frente. Coisas bem bizarras você precisa desconfiar. A fake news hoje é uma irresponsabilidade, precisamos nos comprometer a checar as fontes daquelas informações que a gente recebe. Não passe para frente, não contribua com a fake news porque é um desserviço e, pior ainda, vai fazer com que as pessoas mais simples, mais ingênuas, tomem atitudes erradas.”

(*) Reportagem de Ana Carolina Cury e Décio Caramigo, do programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia

imagem do author
Colaborador

da Redação (*) / Imagem: iStock