Jovens campeões na vida e nas artes marciais

Esporte ajuda adolescentes a vencer os desafios da idade com disciplina, concentração e autoconfiança

Imagem de capa - Jovens campeões na vida e nas artes marciais

Voluntários do programa social Força Jovem Universal (FJU) vêm contribuindo para transformar vidas por meio das artes marciais. Adolescentes que antes estavam sem objetivo, envolvidos com drogas e longe dos estudos, estão aprendendo a ter disciplina e autoconfiança, e se destacando no esporte.

Apesar dos grandes benefícios que as práticas esportivas trazem como aumento da concentração, estímulo a liderança, redução de estresse e depressão, apenas 61,3 milhões de pessoas de 15 anos ou mais – do total de 161,8 milhões de pessoas nessa faixa etária – praticam algum tipo de atividade física. Os dados são do estudo Pnad, de 2015.

Para estimular os adolescentes, a FJU oferece aulas gratuitas de caratê, muay thaijiu-jitsu, boxe, capoeira e taekwondo, em São Paulo (SP) e Belém (PA).

O professor voluntário de boxe da FJU da capital paulistana Giovanni Andrade saiu das ruas para se tornar bicampeão mundial de boxe da categoria Super Galo e Pena.

“Saí da Bahia com 15 anos de idade e fui morar nas ruas de São Paulo. Para aprender a me defender das agressões que sofria na rua, fui para uma academia onde aprendi a lutar boxe”, relembra o professor.

“Agora, com 48 anos, a minha missão na FJU é ajudar jovens que passam por uma vida difícil. Atualmente, treino adolescentes com muito talento. Uma das minhas alunas conseguiu se livrar do vício da cocaína e maconha por meio da fé e é atual campeã sul-americana. Ela está em 46° no ranking mundial do World International Boxing Association (principal organização de boxe profissional do mundo)”, explicou Giovani.

Rafael Moraes é outro destaque da FJU esportes. Ele participou pela primeira vez na Copa das Federações de Jiu-Jitsu 2017, no Pará, onde foi medalhista de bronze.

“Antes eu não tinha sonhos e tampouco planos para o meu futuro. Hoje, tenho o objetivo de viver do jiu-jtsu, concluir meus estudos e ser um bom profissional. Durantes as aulas aprendi que para ser um bom atleta preciso ter disciplina, respeito, obediência e humildade”, declarou o atleta.


Saiba mais sobre a FJU

Organizado desde a fundação da Igreja Universal do Reino de Deus, em 1977, a Força Jovem Universal é um grupo formado por jovens voluntários que tem por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida. A FJU está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.

O grupo realiza eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. São organizados também torneios esportivos, shows de música gospel, competições de música e dança, gincanas e cursos.

A FJU possui seis vertentes: Universitários, Cultura, Esporte, Mídia, Help e Uniforça.

A Força Jovem Universal também promove campanhas de doação de sangue, ações de solidariedade, faz visitas a hospitais, asilos e orfanatos.

Serviço: Aulas de Artes Marciais – Força Jovem Universal

São Paulo – SP:

Endereço: Rua Carlos Botelho, 427, Brás – próximo do Templo de Salomão

Belém – PA

Endereço: Br 316 km 1, Castanheira – próximo ao Elevado do Entroncamento

imagem do author
Colaborador

UNIcom