Universal Socioeducativo ultrapassa fronteiras

Brasil auxilia pastores estrangeiros no trabalho com menores infratores

Imagem de capa - Universal Socioeducativo ultrapassa fronteiras

Com a missão de treinar pastores do mundo todo para que iniciem o trabalho de transformação de menores infratores em seus países, o Pastor Ulisses Gomes Teixeira, líder do grupo Universal Socioeducativo (USE) no Brasil, criou, em 2017, um sistema de intercâmbio. Durante seis meses, eles trabalham nas unidades socioeducativas com os jovens que antes viviam na criminalidade. É o caso dos pastores Júlio Torres Ruiz, do México, e Fernando Hélder Francisco, de Moçambique, que desembarcaram no País em julho e estão em treinamento.

No Brasil, a Universal tem um sólido trabalho com menores infratores. São 3 mil voluntários que visitam 360 unidades socioeducativas. No ano passado, 2 mil adolescentes foram ressocializados e 23 mil pessoas impactadas pelas ações. No entanto muitos países ainda não contam com esse programa, o que preocupava o Pastor Ulisses.
“Percebemos que países da América do Sul tinham uma criminalidade tão alta quanto a do Brasil, como a Argentina, e o programa não existia lá. Foi então que o pastor Miguel Hernan, que foi o primeiro intercambista, passou a realizá-lo e hoje tem 250 voluntários”, comenta.
Outras culturas
Pastores da Bolívia, Venezuela, do Uruguai e Paraguai já vieram ao Brasil para serem tutores de novas histórias. O Pastor Ulisses diz que o aspecto da segurança em seus países também é lembrado: “os instruímos quanto à segurança porque nos países deles o perigo pode ser maior. No México, a criminalidade é alta e há pouca ação da polícia”.
O trabalho do Universal Socioeducativo é diferente em cada país. No México, segundo o Pastor Júlio Torres Ruiz, o desafio está nas drogas e no tráfico. “Existe muita violência nas ruas. Esse tipo de trabalho pode mudar a história do país. Se levamos esses jovens para Deus, teremos um país mais seguro”, avalia.
O Pastor Fernando Hélder Francisco relata que as dificuldades em Moçambique são a inexistência de leis, de centros socioeducativos para menores e a miséria que leva os jovens à criminalidade para ajudar a sustentar a família. No entanto ele sabe como enfrentar esse desafio: “posso ajudar as famílias em que existe dificuldade financeira e acompanhar os jovens de perto”, finaliza.
Assim que os pastores do México e Moçambique concluírem o treinamento, o USE pretende chegar também a Portugal, aos Estados Unidos, ao Peru e Equador.

imagem do author
Colaborador

Katherine Rivas / Foto: Marcelo Alves