Em quem votar?

5 dicas para escolher os candidatos que merecem seus votos


Por Andre Batista / Imagem: iStock

Em quem votar? A menos de 20 dias das eleições, a maioria dos brasileiros ainda não sabe em quem votar. Pior do que isso, muitos nem sequer sabem como escolher os candidatos que receberão seus votos. Por isso, o Portal Universal.org separou algumas dicas que o auxiliarão no processo de escolha.

1- Sim, você deve votar

Mais de 60% dos brasileiros não acreditam nas instituições do país. Isso é o que demonstra o estudo global Edelman Trust Barometer 2017. Esse é o pior índice desde 2001 e, como consequência, a falta de crença no Estado faz com que muitas pessoas pensem em se abster nas eleições.

É muito importante lembrar que as instituições são formadas por pessoas eleitas. Ou seja: se você está enojado com a política e escolhe anular o voto, outra pessoa escolherá seguir apoiando aquele que lhe enoja. Votar branco ou nulo não é a solução, mas sim o fortalecimento de um grande problema.

2- Conheça quem está lá

Um estudo divulgado recentemente pelo Instituto Locomotiva/Ideia Big Data demonstra que 96% dos brasileiros não se sentem representados pelos políticos em exercício no país. O problema é que a maior parte da população não se recorda em quem votou nas últimas eleições, especialmente para cargos como vereador ou deputado.

Por isso, é importante ler sobre as decisões tomadas no Congresso e no Senado e saber como vota cada político. Dessa maneira você saberá se quer reelegê-lo ou não.

3- Converse

Em programa recente exibido pelo Univer Vídeo, o escritor Renato Cardoso orientou: “Não seja tímido nem medroso de falar sobre isso na mesa de jantar, no café com seus filhos, seus amigos e familiares. Aquela ideia de que política e religião não se discute é mentira. Mentira! Se discute sim, com respeito, com inteligência, mas se discute”.

Conversar com outras pessoas tornará suas ideias mais claras. Clique aqui e saiba como conversar sobre política de maneira inteligente.

4- Encontre quem lhe representa

O Brasil tem 35 partidos políticos, cada um com suas próprias propostas e convicções. Com certeza existem candidatos e partidos que lhe representam. A questão é que nem todos estão na televisão o tempo todo. É necessário pesquisar!

Converse com pessoas que pensam como você, utilize a internet para ler as propostas de cada candidato, descubra aquela pessoa que merece seu voto. É claro que pode dar trabalho! Mas é um trabalho necessário, pois decidirá o seu futuro e, provavelmente, o futuro de seus filhos e netos.

5- Pesquise sobre o candidato escolhido

A internet facilita muito a pesquisa sobre as pessoas em quem você pretende votar. Utilize essa ferramenta de maneira sábia. Pesquise se existem processos movidos contra esse candidato, o que ele já fez pela população e quais são suas propostas. Lembre-se: “O meu voto é a minha voz, é o que creio, é a oportunidade de me expressar e colocar para fora”, como afirma o Bispo Edson Costa.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em quem votar?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games