Quem foi José na novela Jesus?

O ator Guilherme Dellorto fala de seu personagem na trama da Record TV

Imagem de capa - Quem foi José na novela Jesus?


A novela Jesus, exibida pela Record TV no horário nobre, conta a história do Filho de Deus. A produção, que tem diversas locações no Marrocos, em locais onde foram gravados filmes como Gladiador e Príncipe da Pérsia e séries como Game of Thrones, traz vários personagens que, de alguma forma, estão relacionados com a trajetória de Jesus Cristo. Essas histórias paralelas, baseadas na Bíblia e entrelaçadas na trama, trazem relatos que podem servir como exemplos de vida, de fé e de perseverança cristã.
Escolhido
Um desses personagens, que brilhou na primeira fase da novela, foi José. Ele era marido de Maria, a escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus Cristo. Ele era carpinteiro e mestre-de-obras. Era considerado trabalhador, honesto, fiel, de caráter firme e de uma fé poderosa. Amava profundamente Maria, mas, quando estavam noivos, ficou desconfiado e abalado ao saber da gravidez dela, já que não tiveram nenhum contato físico.
Revelação
José duvidou que o filho que Maria carregava em seu ventre fosse do Espírito Santo, mas se tranquilizou quando, em sonho, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe falou da importante missão que teria: ser o pai do Filho de Deus aqui na Terra. O anjo também revelou a José que ele descendia da linhagem de Davi, mais um motivo para ser o padrasto de Jesus.

Exemplo de caráter
Esses foram os pontos de partida para que o ator Guilherme Dellorto, de 31 anos (foto a esq.), interpretasse José na novela Jesus. Ele relata que leu a Bíblia e também contou com a orientação da direção para compor o personagem. “José é um exemplo muito relevante de caráter e amor para os dias de hoje. Além de me consultar com os relatos de Lucas, o meu principal laboratório foi no dia a dia. Nada melhor do que ter um filho para me preparar e para viver um pai em uma novela”, analisa.
Privilégio
Guilherme recebeu a notícia de que faria o personagem quando estava na maternidade, justamente no dia em que o filho dele nasceu. “Recebi a notícia de que faria meu primeiro personagem, que é pai, ainda na maternidade, horas antes do meu filho João nascer. Poder viver esse personagem, dar voz a esse pai nesse momento da minha vida e poder me entregar para ele, que respeita e valoriza a mulher, é um privilégio.”
Convite
O ator lembra que a sua primeira aparição na Record TV foi no ano passado na série Sem Volta, quando fez o personagem Dougui, um estudante nerd. Ele conta que o convite para participar da novela Jesus foi feito diretamente pelo diretor da trama, Edgar Miranda. “A princípio ele me convidou para fazer outro personagem e, aos 45 minutos do segundo tempo, resolveu me testar para viver José. Desde o início, tudo foi tratado com muito cuidado e carinho. No Marrocos, gravamos em cenários incríveis, então, não tinha como não criar uma grande expectativa para o personagem, mas o resultado e o retorno do público foram ainda maiores do que imaginei”, descreve.

Melhor cena
Para Guilherme, de todas as cenas gravadas para a novela, houve uma que ele considera a mais importante: “sem dúvida, a mais marcante foi a do nascimento de Jesus, por tudo que ela representa e por ter sido tão próximo do nascimento do meu filho. Desde o início, o nosso desafio foi humanizar esses personagens, trazer os seus conflitos de um jeito que as pessoas se identificassem com eles e, dessa forma, tentar aproximar o espectador da nossa história.”
Agradecimento
Guilherme agradece a todos os que acreditaram no potencial dele para viver o papel. “Obrigado a todos que confiaram a mim esse trabalho tão especial. Obrigado, José. Obrigado, João. A maior lição foi sempre agir movido pelo amor e com o mesmo respeito e cuidado que esse homem tinha com a sua mulher. Espero que todos continuem assistindo, mesmo os que já conhecem a história, porque estamos contando a história com muito carinho, cuidado e de um jeito muito especial”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Munir Chatack e Edu Moraes