Você sabe quais são as diferenças entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário?

Em entrevista ao Brasil Notícias, da Rede Aleluia, especialistas explicam as responsabilidades de cada um. Confira

Imagem de capa - Você sabe quais são as diferenças entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário?

Todo o território brasileiro é governado pelo Estado (esse Estado com “e” maiúsculo é diferente do estado com “e” minúsculo). Por exemplo: Minas Gerais é um estado brasileiro, porém, quando se fala em Estado estamos nos referindo a uma instituição oficial que administra o País e é dividida em três poderes: o Executivo, Legislativo e Judiciário.
É comum que quando as pessoas se deparam com um problema na cidade, estado ou país culpem o prefeito, governador ou presidente, mas nem tudo está nas mãos desses representantes, porque a política no Brasil se divide nesses três poderes.
Em entrevista ao programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia – apresentado pelos jornalistas Ana Carolina Cury e Décio Caramigo -, o cientista político Edson Rildo explica cada um deles, suas diferenças e principais funções.
“Cada poder tem uma função dentro do Estado democrático; o poder legislativo tem a prerrogativa de criar as leis; e quem faz parte do poder legislativo? São os senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores em suas câmaras municipais; o papel do legislador é produzir leis e fiscalizar o Executivo; o Executivo na figura central existe o papel do presidente da República, os governadores e os prefeitos; e dentro do Judiciário estão os poderes que constituem a Suprema Corte Federal, que é o STF (Superior Tribunal Federal),  o STJ (Superior Tribunal de Justiça), o próprio STE (Superior Tribunal Eleitoral) e os tribunais espalhados por todos os estados, portanto, é o órgão que obriga o cumprimento da lei”, detalhou o especialista.
Muitos brasileiros ainda não sabiam, por exemplo, que os principais responsáveis pela criação das leis são os deputados federais e os senadores, e não o presidente da República.
Para esclarecer melhor esse assunto, a presidente do Movimento Voto Consciente, Rosangela Torrezan Giembinsky, ressaltou a importância de prestar atenção não apenas nos candidatos a presidente e a governador, mas, principalmente, nos candidatos a senador, deputado estadual e deputado federal.
“Há poucos dias de uma eleição que vai renovar o quadro político do país você vê as pessoas preocupadas em quem vão votar para presidente, governador, ou seja, os cargos majoritários, mas eu quero colocar aqui sobre a importância do legislativo, da escolha do deputado federal e estadual, que faz toda a diferença na democracia”, pontuou.
Portanto, fique atento às propostas que esses candidatos apresentam nas propagandas eleitorais, avalie, questione, porque esse é o momento.
Ouça a reportagem especial clicando no link abaixo:

Leia também:
Votos brancos e nulos podem cancelar eleições?
5 dicas para discutir política de maneira inteligente
Cidade Mexicana aprova sexo em rua pública
Política ou politicagem?
(*) Reportagem especial do programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia

imagem do author
Colaborador

Redação (*) / Foto: iStock