Programa social usa dança para manter juventude da Venezuela longe das drogas

"Saiba Dizer Não" reuniu 5.000 jovens em Caracas

Imagem de capa - Programa social usa dança para manter juventude da Venezuela longe das drogas

Dia 1º/9, o programa social Força Jovem Universal (FJU) realizou o evento “Saiba Dizer Não” na Venezuela. A ação levou 5 mil jovens ao Parque Francisco de Miranda, localizado em Caracas, capital do país. Com apresentações de dança e palestras, a FJU promoveu a conscientização sobre os riscos que o consumo de drogas traz à saúde e ao desenvolvimento social da juventude.

A dança é muito popular entre os jovens venezuelanos, que a praticam em academias, nas ruas, em salões, em companhias de balé clássico.

Em meio à gravíssima crise de econômica, com muitos jovens do país sul-americano privados do lazer e sem perspectiva de trabalho, sendo empurrados para o mundo do crime, das drogas e prostituição, a FJU tem atuado para oferecer saídas para essa situação. E é na dança que o programa social oferece entretenimento e, até, uma forma de sobrevivência.

O jovem Edwin Chirino, 19 anos, dançarino profissional, é um dos professores do grupo. Ele relata que chegou à FJU depressivo, viciado em drogas e desempregado.

“A FJU me apresentou a fé, que me fez livrar da depressão e dos vícios. Dediquei-me à dança e me profissionalizei em Gêneros Urbanos, Hip Hop e Comercial Dance. Tive a oportunidade de me apresentar em outros países, como os Estados Unidos, Panamá e Colômbia”, explica o professor.

O evento

“Saiba Dizer Não” contou com a apresentação de 5 academias de dança da capital. No evento, os jovens puderam se inscrever no Grupo Cultura da FJU, que existe desde 2013 na Venezuela. O projeto já ultrapassa mais de 1.000 inscritos, oferecendo aulas de balé, hip hop e comercial dance.

O Pastor Djalma César, responsável pelo trabalho da FJU na Venezuela esclarece que o objetivo é ampliar a visão de mundo destes jovens, a sua autoestima, autonomia e principalmente uma maior assertividade diante das futuras escolhas na sua vida profissional e pessoal”.

Benefícios da dança

Em entrevista ao site Atlas da saúde, a psicóloga Marta Martins afirmou que a dança é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e permite conhecer indivíduos de diferentes culturas ou origens. ” É uma forma de fazer amigos, de se sentir livre, de conhecer o corpo e de aprender a expressar-se através dele. Trabalha a coordenação motora, a disciplina e desenvolve sentimentos de consideração e respeito pelo próximo”.

Saiba mais sobre a FJU

Organizado desde a fundação da Igreja Universal do Reino de Deus, em 1977, a Força Jovem Universal é um grupo formado por jovens voluntários que tem por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida. A Força Jovem está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.

O programa realiza eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. São realizados também torneios esportivos, shows de música gospel, competições de música e dança, gincanas e cursos.

A Força Jovem Universal também promove campanhas de doação de sangue, ações de solidariedade, faz visitas a hospitais, asilos e orfanatos.

imagem do author
Colaborador

UNIcom