Programa social da Universal ajuda na reinserção de presas na África do Sul

Trabalho do Mulheres em Ação é reconhecido por órgão representado na ONU

Imagem de capa - Programa social da Universal ajuda na reinserção de presas na África do Sul

O programa social Mulheres em Ação (em inglês, Women in Action), da Igreja Universal do Reino de Deus da África do Sul, ofereceu uma série de atividades voltadas à reinserção social de encarceradas, no último dia 28.

A data marcou o Dia Nacional das Mulheres, comemorado no país africano onde há nove presídios femininos e 4 mil mulheres atrás das grades, segundo dados de 2017 do “Word Prision Brief”, do Instituto de Pesquisa sobre Políticas Criminais da Universidade de Londres.

Trezentas reclusas e funcionárias de dois presídios nas cidades Port Elizabeth e Pretoria foram beneficiadas por atividades culturais e de entretenimento. Elas participaram de apresentações de teatro, dança e canto-coral.

No evento, 58 reclusas, entre elas imigrantes de outros países, receberam o diploma de formação no curso de autoajuda “Nada a Perder”. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de assistir às mulheres que carregam traumas ou que sofrem com as marcas do passado.

A ação visa auxiliar na efetiva reintegração dessas mulheres, criando mecanismos e condições para que elas retornem ao convívio social sem traumas ou sequelas.

Entenda o trabalho do Mulheres em Ação

Criado em 2009 por esposas de pastores, o grupo também atua no apoio às vítimas de abuso e violência sexual, realiza campanhas contra o tráfico humano e auxilia mulheres com histórico de vício e prostituição.

O programa é reconhecido e respeitado ainda pelas ações desenvolvidas em prol das vítimas de câncer. O trabalho tem o aval da União para o Controle Internacional do Câncer (UICC) –  órgão não governamental com representação na ONU –  Organização das Nações Unidas.

O reconhecimento se dá pelo aprimoramento do trabalho realizado por 250 voluntárias que atuam no grupo.

imagem do author
Colaborador

UNIcom