Ação social leva auxílio moral e espiritual a presas em São Luís (MA)

Voluntários do grupo UNP realizam o trabalho de evangelização e atendimento social há 10 anos onde estão reclusas cerca de 380 detentas

Imagem de capa - Ação social leva auxílio moral e espiritual a presas em São Luís (MA)

Com mais de 42 mil presas, o Brasil tem a quarta maior população feminina encarcerada do mundo, segundo dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), divulgados no final do ano passado.
Diante desse número, é previsto um cenário no qual muitas mulheres sofram carências e negligências, o que podem ser determinantes para impedir a ressocialização delas no futuro. Pensando nisso, o grupo Universal nos Presídios (UNP) do Maranhão realizou, recentemente, uma ação denominada “Semana do Encarcerado”.
Com o intuito de levar auxílio moral e espiritual às mulheres que estão privadas de liberdade e vivem atrás das grades, voluntários do grupo visitaram a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) Feminina de Pedrinhas, na cidade de São Luís, capital do estado. O UNP já realiza o trabalho de evangelização e atendimento social há 10 anos onde estão reclusas cerca de 380 detentas.

Contudo, foi a primeira vez que esse tipo de ação aconteceu na unidade. Na ocasião, houve apresentação musical, além de uma farta mesa de lanche (com frutas, sanduíches e bolos), o que proporcionou, entre as internas, momentos de descontração e, principalmente, alegria e motivação. Em agradecimento, elas homenagearam os voluntários com uma apresentação do coral.
“A importância da ressocialização leva para as internas a esperança de uma transformação de vida. Sabemos que elas cometeram seus delitos. Contudo, temos a consciência de que é possível mudar, porque vemos resultados a partir de ações socioeducativas como essa de hoje que complementam o trabalho espiritual que o grupo Universal nos Presídios realiza”, explicou a voluntária, Volane Roque Souza.
A ação contou também com a presença da assistente social Karla Janine Dutra, do departamento de Supervisão de Assistência Religiosa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Maranhão e equipe.
Momento de fé e esperança

Durante a ação, todas também participaram da oração de libertação e salvação. Foi um momento de fé e esperança.
“A verdadeira ressocialização só acontece quando elas são sinceras, abrem o coração e entendem que podem transformar suas vidas. Isso é possível quando a Palavra de Deus chega até elas por meio das atividades do grupo UNP, acompanhadas de ações sociais como a de hoje. Conseguimos alcançar o objetivo levando apoio moral e espiritual”, disse o Pastor Francisco José Souza, responsável pelo trabalho do grupo no estado.
Universal nos Presídios
A Universal mantém diversos projetos sociais e, por meio de seus voluntários, atua em vários setores da sociedade, com o objetivo de levar auxílio emocional, psicológico, material e, sobretudo, espiritual aos que necessitam.
Você quer saber mais sobre as ações que o grupo UNP realiza dentro das penitenciárias em todo o País e ao redor do mundo? Clique aqui e acompanhe as atividades no site oficial nas redes sociais.
Quer ser um voluntário? Acesse este link, encontre uma Universal mais próxima de sua casa e converse com o responsável pelo grupo na sua região.
 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas