“O amigo da minha namorada disse que gosta dela”

Imagem de capa - “O amigo da minha namorada disse que gosta   dela”

O aluno do A Escola do Amor Responde desta semana pediu um conselho aos professores e palestrantes Renato e Cristiane Cardoso, pois um amigo de sua namorada declarou que está apaixonado por ela. O que o incomoda é que ele se sente desrespeitado por ela e gostaria que ela se afastasse desse rapaz. Confira a orientação que o casal deu a ele.
Aluno – Um amigo da minha namorada se declarou a ela. Pedi a ela várias vezes que se afastasse dele, mas ela não fez isso. Me sinto desrespeitado. Acho que isso nem precisaria ser pedido. Os dois têm amigos em comum, o que dificulta um pouco o afastamento, mas isso poderia ser resolvido com uma atitude dela.
Essa situação já fez com que nos desentendêssemos várias vezes. Uma vez em que estávamos conversando sobre o nosso casamento, ela disse que o chamaria para ser padrinho e tive até vontade de terminar nosso relacionamento.
Acho que não tenho direito de dizer a ela com quem ela deve ter ou não amizades, mas, a partir do momento que elas começam a afetar nossa relação, o problema deve ser resolvido. O fato de se interessarem por ela já aconteceu outras vezes e ela se afastou rapidamente, sem que eu precisasse falar, mas com esse rapaz está difícil. Gostaria que me dessem um conselho de como agir.
Renato – Você diz que já teve vontade de terminar e eu, no seu lugar, já teria terminado há muito tempo. Acho que você está sendo paciente demais. Está até se confundindo a respeito de não ter o direito de dizer com quem ela deve ter amizades. Sinceramente, se ele já se declarou a ela – sabendo que vocês namoram – e mesmo assim ela continua mantendo contato com ele, a ponto de pensar em convidá-lo para ser padrinho de casamento, alguma coisa está errada aí, meu amigo.
Cristiane – Eu gostaria de saber se ela aprovaria sua amizade com uma garota que estivesse apaixonada por você. Acredito que não.
Renato – Vocês já estão falando de casamento e, por isso, você está no seu direito de questioná-la sobre as amizades que o incomodam. Você não pode esperar que o tempo passe para tratar desse assunto com ela ou deixar para fazer isso somente depois do casamento. Concordo quando a Cristiane diz que sua namorada não aprovaria se os papéis estivessem invertidos. De maneira alguma isso está correto. Eu não sei o que passa na cabeça dela, mas ela precisa despertar. E você também precisa acordar e ver que está na hora de colocar os “pingos nos is”.
Cristiane – É comum que na relação de amizade entre homem e mulher um deles acabe se apaixonando. Mesmo que sua namorada diga para você que ele é apenas um amigo, que ela não vê problemas nisso e que não se sente incomodada com a amizade, é importante se questionar se ela realmente não gosta de tudo isso.
Renato – Não quero julgá-la, mas ela deve gostar da atenção que esse amigo dá a ela. O que também acontece é que muitas pessoas estão comprando essa ideia de “relacionamento aberto”. Algumas pessoas defendem que mesmo que estejam em um relacionamento podem ter amizade com alguém do sexo oposto que a faça se sentir bem. E o parceiro, como é o seu caso, que faz questão de dizer para a namorada que acabe com esse relacionamento ou evite o contato, sente como se estivesse errado, como se estivesse sendo “careta”, sendo controlador ou tentando escolher as amizades dela.
Agora o meu conselho: se ela não desistir dessa amizade, então desista você dela, meu amigo. Se você entrar em um casamento com uma pessoa assim, lá na frente, ela vai achar que está tudo bem sair para passear sozinha com ele, convidá-lo para ser padrinho do filho de vocês, trocar segredinhos e outras coisas. Isso tem que ser resolvido agora.
Ela tem que entender a seriedade desse problema e, se ela não entender, cabe a você decidir pelo término do namoro, uma vez que terá certeza de que ela não é a pessoa certa para se casar com você. Não importa o quanto você goste dela, pois é você que vai sofrer por ela não respeitar essa questão.
A Escola do Amor Responde
Diariamente, Renato e Cristiane Cardoso esclarecem dúvidas sobre a vida amorosa. Se você deseja ouvir os podcasts com os programas apresentados por eles, acesse aqui.

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Fotolia