Marcha pela paz na República Centro-Africana

Universal realiza reunião a céu aberto no centro da capital, Bangui

Imagem de capa - Marcha pela paz na República Centro-Africana

A República Centro-Africana alcançou a sua independência da França – que a governou como uma colônia a partir do final do século 19 – em 1960. Há 58 anos, a data é lembrada pela população em 13 de agosto.
Neste ano, um evento especial aconteceu nas ruas da capital do país, Bangui: a Universal realizou uma reunião a céu aberto na praça conhecida como Ponto Zero, localizada no centro da cidade. O encontro foi antecedido por uma marcha pela paz e pelo fim dos conflitos que assolam o país desde 2004.
“A ação foi muito importante, pois pudemos mostrar como nos importamos com a atual situação do país e com o bem-estar do povo. Marchamos pelas ruas da capital chamando todos no caminho a participarem do clamor pela paz. Na reunião explicamos aos presentes a liberdade e a independência que o Senhor Jesus pode dar a cada um, assim como está escrito na Bíblia”, contou o Pastor Marcelo Trindade Cunha, responsável pelo trabalho da Universal no país.
O evento contou com o apoio da polícia local e reuniu mais de 1.200 pessoas. O hino oficial do país foi entoado durante o encontro e foram realizadas orações pela paz, pelas famílias e também pelos enfermos.

A comerciante Brigite Nzokonga (foto a esq.) foi uma das participantes e contou que, assim como hoje ela ora em prol da paz e dos doentes, um dia alguém a convidou para conhecer a Universal e também orou por ela e a ajudou a recuperar a saúde e a vida financeira que estavam destruídas.
“Quando cheguei à Universal, estava completamente doente. Sofria com dores terríveis e estava em profunda miséria. Depois de recorrer a vários médicos e não obter sucesso na cura, fui convidada por uma amiga para buscar a cura na Universal. Ao chegar à Igreja, percebi que Deus estava ali. Comecei a participar das reuniões e campanhas e hoje, além da saúde restaurada e do casamento, também tenho minha casa própria e sou proprietária de um supermercado”, disse.
Povo que sofre
A República Centro-Africana é o última colocada na lista do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, publicado no ano passado. Está na 188a. posição. A expectativa de vida lá é de 50,7 anos (24 anos a menos do que no Brasil). Entre os vários problemas que o país enfrenta estão a miséria, a subnutrição, a alta taxa de mortalidade infantil e o índice de analfabetismo, que supera os 50%.
Seus 4,6 milhões de habitantes vivem imersos em uma guerra civil e sem acesso a recursos básicos. Em 2013, forças rebeldes derrubaram o presidente e provocaram uma onda de violência entre cristãos e muçulmanos. Desde então, o governo controla apenas parte do território, enquanto grupos armados se enfrentam pelo controle dos recursos naturais.

A Universal está presente no país há dez anos. Nesse período o trabalho já foi interrompido, entre 2013 e 2014, por que, em razão do agravamento dos conflitos, algumas igrejas tiveram de ser fechadas por questão de segurança. Hoje, existe apenas a sede nacional em Bangui.
O Pastor Trindade disse que a simplicidade, a humildade e a carência do povo são as motivações para que ele e os membros da Universal sigam atuando. “Mesmo em meio à guerra e às dificuldades, o trabalho da Universal tem avançado cada vez mais no país e transformado a vida de um povo tão sofrido”,
concluiu.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas