Como lidar com as mentiras dos filhos?

Entenda como você deve agir ao detectar que seu filho não está lhe contando a verdade


Por Rafaela Dias / Foto: Reprodução

Nas últimas semanas, um garotinho de 5 anos ganhou os noticiários brasileiros. Gabriel Lucca é morador do município de Bocaina, interior de São Paulo e, apesar da pouca idade, já sabe ler e escrever. Seu talento ficou conhecido pelo Brasil, após escrever um bilhete em seu caderno, se passando pela professora, que dizia: “Senhores ‘paes’. Amanhã não vai ter aula porque pode ser feriado. Assinado: Tia Paulinha (professora de Gabriel). É verdade esse ‘bilete’”.

O inusitado bilhete do aluno causou estranheza em sua mãe, Geovana Santos, que logo contatou a professora para atestar a “veracidade” do recado. Ao conversar com a educadora, a mãe teve certeza de que se tratava de uma forma que Gabriel encontrou para faltar à aula.

O caso tomou conta da internet após a professora de Gabriel postar em suas redes sociais. Apesar de ter mentido, em entrevista à Record TV, Geovana garante que o filho é um ótimo aluno e que gosta de frequentar as aulas.

O que fazer diante da mentira

É fundamental que, ao detectar uma mentira, os pais não briguem nem, tampouco, batam, mas conversem sobre a importância de ser uma pessoa verdadeira.

Em um dos episódios da série “Pais e Filhos”, disponível no Univer Vídeo, Renato e Cristiane Cardoso aconselham que os pais não se descontrolem, mas tratem o problema que a criança tentou encobrir e, acima de tudo, conversem sobre as consequências da mentira.

“Você bate e espera que ela não minta mais, mas a criança leva um choque, porque levou este tipo de punição e, na verdade, com isso, ela aprende a mentir melhor para não ser descoberta de novo”, esclarece Renato.

Fazer com que os filhos arquem com as consequências de suas mentiras é a melhor saída, acrescenta Renato. “Temos que ensinar nossos filhos a arcar com as consequências da mentira. Se ele mentir que tirou notas boas, quando na verdade as notas foram ruins, por exemplo, explique que não pode mentir, e diga que ele deverá fazer suas tarefas de casa na sua frente, antes de brincar. É uma consequência que ele vai ter que enfrentar, não por causa da mentira, mas pelo que ele tentou acobertar”, ensinou.

O palestrante também explica que este tipo de comportamento fará com que ele chegue mais preparado para a vida adulta. “A vida não quer saber se você fala ou não a verdade. A vida só quer saber das consequências. Se você passar acima do limite de velocidade e um guarda de trânsito lhe parar, não adianta inventar uma mentira dizendo que sua mãe está passando mal e você precisa chegar rápido, ele simplesmente vai te multar, porque a consequência de passar acima do limite permitido é a multa. A vida lhe dará a consequência do que você faz”, concluiu.

Para acompanhar esse e outros ensinamentos na íntegra acesse a plataforma Univer Vídeo. Se você ainda não é assinante, não perca tempo. Clique aqui e tenha acesso a um universo de conteúdo cristão para você e sua família.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como lidar com as mentiras dos filhos?

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games