Você já nasceu de novo?

Antes de tudo, para nascer de Deus é preciso aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador e assumir essa decisão sem medo

Imagem de capa - Você já nasceu de novo?

Para compreender a Deus, é necessário ser espírito como Ele. Foi o que disse Jesus e que podemos ler no capítulo 3 de João, versículo 6: “O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito”.
No livro Novo Nascimento, o Bispo Edir Macedo destaca que a igreja cristã é fundamentada nesse nascimento: da água e do Espírito. O autor explica ainda que, quando o Senhor Jesus disse que quem não nascer de novo, não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Seu Reino (João 3.3-5), não está limitando a entrada das pessoas no Céu, mas definindo o tipo de pessoa que faz parte de sua família. “O Reino dos Céus está disponível para tantos quantos creem, mas existem regras naturais e espirituais que disciplinam a entrada nele”, escreve.

O apóstolo Paulo disse em 2 Coríntios 5.15-17 que quem está em Cristo é uma nova criatura, as coisas velhas ficam para trás e todas as coisas se fazem novas. O autor completa que se não houver o novo nascimento não haverá a transformação de vida e a pessoa continuará sendo dominada pela velha criatura.
O primeiro passo
Nenhuma religião ou pessoa tem o poder de gerar filhos para Deus. Isso é exclusividade do próprio Deus. “Os filhos de Deus têm que ser gerados por Ele mesmo, ou então, não serão filhos dEle”, pontua o autor. O Bispo Edir Macedo descreve que quando a pessoa tem consciência do seu pecado, sente-se perdida e busca em Deus a sua Salvação, a partir disso nasce um filho de Deus.
O primeiro passo para o novo nascimento é ouvir e aceitar a Palavra de Deus de todo o coração. “O passo seguinte vem do Espírito Santo, quando envolve a pessoa. Naquele mesmo instante acontece o milagre do novo nascimento”, comenta o Bispo.
Quando uma pessoa nasce de novo, ela se torna uma nova criatura. Aos olhos físicos ela continua a mesma, mas o seu caráter é radicalmente oposto ao anterior, pois nela há a natureza divina. E a partir disso ela se torna espírito. “O novo nascimento trata de um novo coração, novo pensamento, nova mente, nova visão de vida, enfim, um novo ser interior”, detalha o autor.
O Bispo Edir Macedo salienta que todo filho de Deus precisa ter a natureza de Seu Pai, caso contrário jamais poderá se considerar como tal.
Principais características
Na obra, o Bispo destaca aspectos importantes na conduta de quem realmente se tornou um filho de Deus

  • Paixão pelas almas
    No coração de quem é nascido da água e do Espírito ferve a vontade de ganhar almas para o seu Senhor, pois ele entende que nasceu para salvar
  • Renovação da mente
    O Espírito Santo também é responsável por nos dar a mesma mente que imprimiu em Jesus. Ele nos foi enviado justamente para sabermos o que é correto, para nos guiar para toda a verdade
  • Retidão
    Para alcançar a Salvação é preciso renunciar a si próprio e manter os pensamentos ocupados com as coisas de Deus. Para permanecer com Ele é necessário viver de acordo com a vontade dEle, por meio da fé sobrenatural
  • Diferenciação
    Aquele que pertence a Deus tem a Sua imagem e semelhança e é diferente daquele que não pertence ao Senhor Jesus. O nascido do Espírito tem o semblante espiritual e sua atitude é diferenciada

Com a leitura do livro, é possível conferir detalhes de cada um dos itens citados

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Fotolia e Divulgação