Você sabia que uma boa amizade traz muitos benefícios, inclusive para a saúde?

Em entrevista ao programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia, médica psiquiatra comenta essas vantagens e alerta, também, para as amizades tóxicas. Entenda


Por Ivonete Soares (*) / Fotos: iStock

No dia 20 de julho, foi comemorado o “Dia do Amigo e Internacional da Amizade”. A data tem como finalidade celebrar a amizade, que é um sentimento de grande apreço entre as pessoas.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Chicago, pessoas solitárias são mais propensas a desenvolver doenças, ter mais insônia e imunidade mais baixa do que quem se relaciona com amigos frequentemente, sem contar que demoram mais a se curar de doenças simples como uma gripe ou resfriado.

Outro estudo americano publicado no Journal Of the American Medical Association apontou relação entre solidão e o risco maior de ter doença de Alzheimer e afirmou que as amizades melhoram o bom humor, fazem bem para o coração, previnem problemas relacionados à solidão e depressão.

Em entrevista ao programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia (apresentado pelos jornalistas Ana Carolina Cury e Décio Caramigo), a médica psiquiatra Hebe de Moura ressaltou a importância da boa amizade e citou os benefícios que ela traz.

“Uma boa amizade nos dá o conforto e a sensação de que estamos amparados, então, a amizade é muito poderosa para alavancar a pessoa, para ela se sentir bem. É muito comum as pessoas escolherem os amigos pelas afinidades, ou valores, ideias e objetivos em comum. Uma amizade boa nos torna melhores e vem sempre de encontro aos nossos valores. É incrível, mas ela pode melhorar muito a saúde de uma pessoa, até prevenir infarto do miocárdio. Por isso, a amizade é boa em todos os sentidos: para o bem-estar da pessoa, a saúde e a realização dela”, destacou a profissional.

Se por um lado a boa amizade traz saúde e felicidade, a má pode tirar tudo isso de uma pessoa. Por isso, a médica alerta que é preciso tomar cuidado e saber escolher bem os amigos.

“Também pode haver muito poder em uma amizade ruim, ou seja, maus amigos são pessoas que dão conselhos ruins, apoio na hora errada para a coisa errada e, muitas vezes, são motivados, não por uma amizade verdadeira, mas por um interesse escuso, então, uma amizade tóxica, normalmente, nos leva a fazer coisas ruins ou erradas, especialmente quando a pessoa não tem uma firmeza interior muito grande”, finalizou.

(*) Com informações e entrevistas do programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você sabia que uma boa amizade traz muitos benefícios, inclusive para a saúde?

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games