Você sabia que uma boa amizade traz muitos benefícios, inclusive para a saúde?

Em entrevista ao programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia, médica psiquiatra comenta essas vantagens e alerta, também, para as amizades tóxicas. Entenda

Imagem de capa - Você sabia que uma boa amizade traz muitos benefícios, inclusive para a saúde?

No dia 20 de julho, foi comemorado o “Dia do Amigo e Internacional da Amizade”. A data tem como finalidade celebrar a amizade, que é um sentimento de grande apreço entre as pessoas.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Chicago, pessoas solitárias são mais propensas a desenvolver doenças, ter mais insônia e imunidade mais baixa do que quem se relaciona com amigos frequentemente, sem contar que demoram mais a se curar de doenças simples como uma gripe ou resfriado.
Outro estudo americano publicado no Journal Of the American Medical Association apontou relação entre solidão e o risco maior de ter doença de Alzheimer e afirmou que as amizades melhoram o bom humor, fazem bem para o coração, previnem problemas relacionados à solidão e depressão.
Em entrevista ao programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia (apresentado pelos jornalistas Ana Carolina Cury e Décio Caramigo), a médica psiquiatra Hebe de Moura ressaltou a importância da boa amizade e citou os benefícios que ela traz.
“Uma boa amizade nos dá o conforto e a sensação de que estamos amparados, então, a amizade é muito poderosa para alavancar a pessoa, para ela se sentir bem. É muito comum as pessoas escolherem os amigos pelas afinidades, ou valores, ideias e objetivos em comum. Uma amizade boa nos torna melhores e vem sempre de encontro aos nossos valores. É incrível, mas ela pode melhorar muito a saúde de uma pessoa, até prevenir infarto do miocárdio. Por isso, a amizade é boa em todos os sentidos: para o bem-estar da pessoa, a saúde e a realização dela”, destacou a profissional.
Se por um lado a boa amizade traz saúde e felicidade, a má pode tirar tudo isso de uma pessoa. Por isso, a médica alerta que é preciso tomar cuidado e saber escolher bem os amigos.
“Também pode haver muito poder em uma amizade ruim, ou seja, maus amigos são pessoas que dão conselhos ruins, apoio na hora errada para a coisa errada e, muitas vezes, são motivados, não por uma amizade verdadeira, mas por um interesse escuso, então, uma amizade tóxica, normalmente, nos leva a fazer coisas ruins ou erradas, especialmente quando a pessoa não tem uma firmeza interior muito grande”, finalizou.
(*) Com informações e entrevistas do programa Brasil Notícias, da Rede Aleluia

imagem do author
Colaborador

Ivonete Soares (*) / Fotos: iStock