Mar da Galileia: cenário de importantes passagens bíblicas

Por Marcelo Rangel / Foto: iStock

Muitos sabem sobre a histórica caminhada do Senhor Jesus sobre a água, o tempo em que Ele viveu entre pescadores e a famosa multiplicação de pães e peixes para mais de 5 mil pessoas. O cenário dessas importantes passagens bíblicas ainda existe: o Mar da Galileia, também conhecido como Mar de Tiberíades, ou ainda Lago Kineret ou de Genesaré. Sim, é na verdade um grande lago, chamado de mar por sua imensidão, abastecido pelo rio Jordão. Com 166 quilômetros quadrados, é a maior massa de água doce de Israel, com profundidade máxima de 43m. A 209 metros abaixo do nível do mar, é o segundo lago mais baixo do mundo, perdendo apenas para o Mar Morto (também um lago, mas salgado).

Na novela Jesus, exibida pela Record TV – de segunda à sexta, às 20h45 -, esse belíssimo lugar pôde ser conferido, por exemplo, durante o momento em que Pedro salvou João, enquanto pescavam. Confira:

Ao redor dele estão importantes cidades também palcos de célebres passagens bíblicas e berços de importantes personagens que conviveram com o próprio Redentor, como Maria Madalena. Foi em suas margens que o Senhor Jesus recrutou quatro de seus doze apóstolos entre pescadores: Simão (rebatizado Pedro), seu irmão André e outros dois irmãos, João e Tiago. As mesmas águas foram acalmadas pelo próprio Messias em meio a uma grande tempestade. Após este episódio, chegando à margem, Ele libertou dois possuídos, expulsando os demônios que estavam neles e mandando-os para uma manada de porcos próxima, que se jogaram de um barranco (Mateus 8.28-33) – assinalado até hoje, visitado por muitos cristãos.

Em hebraico, o Mar da Galileia é chamado de Kineret (“harpa”), devido ao seu formato. Os israelenses, conscientes da importância do lago para o país, se orgulham em preservá-lo. Um slogan muito conhecido no país é Ein lanu Kineret acheret (“Não temos outro Kineret”), enfatizando a importância de a população do país localizado em meio a desertos cuidar de sua maior fonte de água doce. Além disso, lá ainda são pescadas cerca de mil toneladas de peixe por ano.

O “peixe de Pedro”

Se antes a pescaria era a principal atividade econômica, hoje o turismo é a principal geradora de renda local. Falando em pescaria, muitos estudiosos alegam que os peixes que Jesus multiplicou foram as famosas tilápias, abundantes localmente, hoje presentes em várias culturas ao redor do mundo pela facilidade de criação em cativeiro. Por isso encontramos, mesmo em supermercados brasileiros, os hoje bem comuns filés de St. Peter, ou tilápia vermelha, muito apreciada por ter sabor e cheiro leves e muito versátil nas mais diferentes receitas. Em inglês, Peter equivale a Pedro, em alusão ao apóstolo pescador.

Na cidade de Ginosar, originada de um antigo kibutz (fazenda comunitária), está um barco pesqueiro do século 1 como os usados na época do Senhor Jesus. Descoberto em 1986 na lama do lago, está exposto no Museu Beit Yigal Allon.

Turismo e esportes

A região atrai muitos turistas devido à importância bíblica, mas também por sua grande  beleza natural. De alguns ângulos, montanhas contracenam com o lago, o que torna a vista ainda mais bonita. Em suas margens estão instaladas dezenas de balneários e hotéis-fazenda onde é possível relaxar e renovar-se física e mentalmente. A prática de esportes aquáticos na Galileia é muito comum. Barcos a vela, jet-ski e esqui aquático e o nado agitam a calmaria da região. A Competição do Kineret é o maior evento de natação de Israel, sempre em setembro.

O Sea Rangers, um movimento juvenil bem ativo em Israel, tem uma de suas unidades no Mar da Galileia. Além de cuidarem da região, os jovens ensinam a moradores e turistas a melhor forma de coexistir com a natureza sem agredi-la.

Novela Jesus

Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45. Essa superprodução traz em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mar da Galileia: cenário de importantes passagens bíblicas

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games