Filipe: aquele que precisou aprender a agir a fé

Conheça alguns aspectos desse discípulo

Imagem de capa - Filipe: aquele que precisou aprender a agir a fé

Na novela Jesus, vemos que Filipe acompanhou André nas mensagens de João Batista pelo deserto. Por meio da trama, vamos conferir a sua mentalidade prática e lógica, que gosta de ordem nas coisas.

No versículo 45, do primeiro capítulo do evangelho de João, vemos que ele anuncia a Natanael – citado também como Bartolomeu, um dos discípulos – que havia encontrado o Cristo, que Moisés escreveu na lei. Vale observar também que entre os apóstolos, provavelmente, o amigo mais próximo de Filipe fosse Natanael.

Essa atitude de Filipe foi muito nobre, porque há pessoas dentro da Igreja que são abençoadas por Deus, mas nunca falaram da existência dEle para um amigo. Filipe recebeu vida, ao se encontrar com Cristo, e desejou transmitir essa vida para Natanael também. Você já apresentou o Senhor Jesus para algum amigo? Faça como Filipe.

Quem foi Filipe?

Há algumas hipóteses que podemos levantar sobre a vida de Filipe, com base em alguns detalhes bíblicos. Ele nasceu no mesmo lugar que os irmãos André e Pedro (João 1.44). Então, provavelmente, eles se conheciam já há muito tempo. Uma curiosidade é que os momentos em que Filipe é retratado na Bíblia são citados apenas no livro de João, que também era um discípulo. “Filipe” é um nome grego – e é o único nome dele citado na Bíblia -, então, provavelmente a sua família tinha laços com o mediterrâneo.

O Texto Sagrado também não diz qual era a sua profissão, mas considerando que ele vivia próximo a Pedro e os demais discípulos que eram pescadores (João 1), pode ser que essa também fosse a sua atividade. Assim como Pedro, Tiago, João e André, pelo contexto bíblico, é possível perceber que Filipe também estava à procura de uma resposta espiritual verdadeira, tanto que ele creu prontamente que o Senhor Jesus era o Messias.

É interessante notar também que na multiplicação dos cinco pães e dois peixes, o Senhor Jesus perguntou diretamente a Filipe onde eles comprariam pães para toda aquela multidão (João 6.5). No versículo seguinte dessa passagem, João escreve que Ele havia feito essa pergunta para que Filipe refletisse sobre a qualidade de sua própria fé. Você já pensou qual seria a sua reação se o Senhor Jesus lhe fizesse essa pergunta? Será que você teria uma fé sólida para apresentar a Ele?

Novela Jesus

Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 21h30. Essa superprodução traz em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Blad Meneghel