Voluntários de grupo levam a familiares de jovens internos o apoio que vem da Palavra

Ação – promovida pela Universal - aconteceu em uma unidade para menores que cumprem medida socioeducativa na cidade de Batatais, interior paulista


Por Michele Roza / Fotos: Cedidas

O grupo Universal Socioeducativo (USE) realiza diariamente um trabalho social e de amparo aos jovens e seus familiares em todo o Brasil. Recentemente, voluntários organizaram uma ação para receber os entes queridos de cerca de 70 menores do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de Batatais, cidade do interior de São Paulo.

O comerciante Edilson Antônio da Silva, de 55 anos, é voluntário do grupo e conta como esse trabalho tem sido gratificante. “Vejo que o trabalho é de suma importância, tendo em vista que ajudamos os adolescentes a se tornarem pessoas melhores por meio de atividades educativas, para que sejam reintegrados à sociedade de forma vitoriosa. Ajudamos também os familiares a lidar com toda a situação, pois, sabemos das dificuldades deles. Como voluntários, nos edificamos muito em nosso aprendizado.”

Há dois anos atendendo os jovens da instituição, esse tipo de ação acontece quinzenalmente, há cerca de 6 meses. Eles são recepcionados com uma farta mesa de café da manhã e recebem também a doação, por exemplo de kits de livros (como o “50 Dicas para Blindar a sua Fé”, do Bispo Edir Macedo, e o “A Mente de um Viciado”, do Bispo Rogério Formigoni).

“Temos realizado esse trabalho também em várias unidades, pois, vemos que muitas famílias se encontram sem apoio algum. Por isso, temos procurado ouvir cada familiar e orientar cada um à luz da Palavra de Deus. Muitos vêm de cidades distantes, com o dinheiro contado da passagem e, às vezes, sem um pão para comer. Então, oferecemos apoio, tanto material como espiritual”, explica o Pastor Reginaldo Santos, responsável pelo grupo em Franca e região.

Motivar e fortalecer os familiares

Lucimeire Helena de Almeida, de 33 anos, é mãe de um jovem nesta situação e fala como o trabalho do grupo tem sido significativo. “Acho esse trabalho essencial para nós, mães e pais, e também para os nossos filhos. A assistência espiritual, as orações e as palavras de fé trazem um conforto diante dessa situação e nos ajuda a seguir firmes, na certeza de que nossos filhos vão sair transformados”, diz.

Nesta ação, cerca de 30 familiares foram atendidos por um grupo de 12 voluntários do USE. Um dos voluntários é o empresário Ubirajara Paulino.

“Moro na cidade de São Joaquim da Barra, que fica a um pouco mais de 60 quilômetros de Batatais. Saímos bem cedo, por volta das 6 horas da manhã, para poder prestar assistência, orientar e acompanhar os familiares dos menores. É um privilégio fazer parte do grupo e espero que Deus me use ainda mais nesse trabalho”, afirma Ubirajara.

O apoio que vem da Palavra

Cada familiar enfrenta um problema pessoal, por exemplo, alguns estão com dificuldades no casamento, outros têm envolvimento com drogas, problemas com outros filhos que não estão na unidade socioeducativa, ou até mesmo problemas de saúde e financeiro. Por isso, os voluntários realizam um atendimento individual e oram por cada um deles.

“Levamos a eles o apoio vindo da Palavra de Deus. Muitos chegam tristes e desanimados por terem que ver seus filhos naquela situação, mas, ao receberem o apoio e o carinho do grupo, logo se animam e percebem que não estão sozinhos nessa luta. Por meio da Palavra, eles encontram forças para continuar’, conta a voluntária Silvana da Costa Nascimento, de 28 anos.

Outra ação que acontece com frequência é a visita à casa dessas famílias, pois, os próprios menores pedem para que os voluntários orem por eles. Durante as visitas, o grupo dá assistência, levando sempre que necessário uma cesta básica para ajudar e orientam os familiares sobre a fé em Deus.

“Percebemos que com este trabalho os adolescentes veem que o comprometimento é real e que eles podem contar conosco. Os familiares também têm se aproximado mais e falado de suas necessidades e dificuldades. Eles sabem que podem contar conosco”, conclui a voluntária Rafaela Magalhães Rezende, de 32 anos.

Grupo Socioeducativo

Seja um voluntário do grupo USE e leve a Palavra para quem tanto precisa. Encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima de você e se informe com o pastor.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Voluntários de grupo levam a familiares de jovens internos o apoio que vem da Palavra

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games