A missão de João Batista

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, o ator Iano Salomão fala de seu papel na trama bíblica Jesus, da Record TV

Imagem de capa - A missão de João Batista

Um personagem que tem chamado bastante atenção do público que acompanha a novela Jesus, da Record TV, é João Batista, interpretado pelo ator Iano Salomão. Ele era um homem forte, determinado quanto ao seu propósito e escolhido por Deus, ainda quando estava no ventre de sua mãe, para preparar o caminho de Jesus, o Salvador, e anunciar a vinda do Messias.
João Batista pregava com o objetivo de levar o povo à remissão dos pecados. Ele também realizava o batismo, nas águas do rio Jordão, daqueles que tinham se arrependido de seus erros.
Nas pregações feitas com autoridade e, muitas vezes, de forma rígida, ele dizia que batizava as pessoas com água, porém, anunciava que depois dele viria Aquele que as batizaria com o Espírito Santo. Essa passagem está descrita na Bíblia, em Marcos 1:8: “Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo”.

O ator Iano Salomão (foto a esq.), em entrevista exclusiva à Folha Universal, relata como é viver João Batista. “Sei que dizer que o papel é um presente é clichê, mas para mim é realmente um. Batalhei muito nesses 17 anos de carreira e interpretar João Batista é uma oportunidade incrível. João Batista é um personagem muito rico e importante. Ele tem personalidade, tem história e altera o ambiente onde vive. Isso é tudo o que um ator deseja”, disse.
Perguntado sobre qual foi a sua reação ao ser convidado para interpretar o papel, Iano revela: “eu fiquei feliz da vida, depois tremi na base, então recebi os capítulos da novela e tremi mais ainda (risos). Depois, com a equipe, decidi como seria o personagem. Não adiantava pensar em João Batista sem primeiro mostrar tudo o que ele viveu, suas ações, todas as dificuldades pelas quais passou. Somente depois de tudo isso é que as pessoas percebem que a vida que ele levou não foi fácil”, declarou.
Quanto à relevância de João Batista, o ator salienta: “historicamente e independentemente de qualquer religião, ele foi extremamente importante para a história de Jesus. Muitas pessoas podem não se encaixar em nenhuma religião, mas não conheço ninguém que não respeite a figura de Jesus e a vida dEle. Já para os cristãos, que reconhecem a importância de Jesus em suas vidas, João Batista foi ainda mais significativo, já que ele fez parte da vida de Jesus e da história dEle”.
Cenas emocionantes
O ator destaca algumas cenas marcantes. “Uma delas é quando Jesus encontra João Batista e pede para ser batizado por ele. Para mim, não tem como não falar e lembrar desse encontro. Outra cena que fiz recentemente, e mexeu muito comigo, foi a que João Batista fica sabendo que Jesus começou a operar milagres. Essa era a razão da vida de João Batista. Ele veio anunciar e preparar o caminho para que as pessoas reconhecessem Jesus como Messias”, pontuou.

A fé do ator
Iano disse que há semelhança entre a fé de João Batista e a dele: a crença em Deus. “Não tenho certeza de quem Ele é ou qual é a forma dEle, mas a minha relação com Ele é muito próxima. Eu converso com Ele, eu não ‘passo por alguém’ para falar com Ele e acho que João Batista também era assim. Ele tinha a certeza, muito maior do que a minha, claro, do que deveria fazer para o Deus dele e viveu sua vida em função disso”, finalizou o ator.
Na jornada de levar o povo ao arrependimento, João Batista fez inimizades. Ele não tinha medo de dizer a verdade.
Um exemplo disso foi ter acusado publicamente Herodíade (Vanessa Gerbelli) de cometer adultério, pois ela deixou o marido para viver com o cunhado Antipas (Marcos Winter). Herodíade é uma mulher má e ambiciosa e com ódio de João Batista fará de tudo para prejudicá-lo, inclusive vai usar a ingenuidade da sua filha Salomé (Valentina Bulc) para saciar seu desejo de vingança.
Quem foi João Batista?
Os pais de João Batista, Zacarias e Isabel, já eram idosos quando ele nasceu. O casal era justo diante de Deus, porém não tinha filhos por causa da esterilidade de Isabel. Até que um anjo (Gabriel) apareceu a Zacarias e disse que Deus tinha ouvido sua oração, que Isabel daria à luz um filho e que seu nome deveria ser João.
O anjo ainda informou que João seria grande diante do Senhor e cheio do Espírito Santo, desde o ventre de sua mãe. João Batista nasceu, cresceu e se fortaleceu em Espírito. Viveu no deserto até o dia em que começou a pregar em Israel. No livro de Lucas, capítulo 1, do versículo 5 ao 80, é possível ler mais detalhes da caminhada de João Batista.
Cenas dos próximos capítulos 
Acompanhe o desfecho da trajetória de João Batista na novela Jesus, na Record TV. A trama é exibida de segunda a sexta-feira, às 20h45.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Reprodução/RecordTV e Blad Meneghel