Programa social apoia venezuelanos em Roraima

Diante da crise migratória no município de Pacaraima, famílias venezuelanas recebem alimento, roupas e atendimento médico da Universal.

Imagem de capa - Programa social apoia venezuelanos em Roraima

Voluntários de vários programas sociais mantidos pela Igreja Universal do Reino de Deus de Roraima, reuniram-se para uma missão humanitária: diante de abrigos lotados por milhares de imigrantes vivendo em situação precária nas ruas de Pacaraima (RR), foram doados aos venezuelanos mais de 1 tonelada de alimentos, roupas e kits de higiene pessoal, além da oferta de serviços de saúde.

No último sábado (18), uma onda de violência teve início em Pacaraima, após uma tentativa de roubo a um comerciante local, supostamente praticada por venezuelanos. Após o boato circular pela cidade, moradores do município investiram contra os estrangeiros. As barracas deles, além de roupas e o pouco de alimento que restava foram destruídos no confronto.

A ajuda da Universal aos imigrantes em Roraima é constante desde 2017. Semanalmente, a Igreja apoia cerca de 3.000 novos imigrantes, que fogem da Venezuela em busca de condições de sobrevivência, que seu país já não oferece.

Para o Bispo Freitas, líder do trabalho evangelístico no Estado de Roraima, a marca da Universal é essa, “amar ao próximo e se doar em prol daqueles que tem uma necessidade, não importa quem ele seja. Jesus nos ensina isso”.

Em decorrência da crise dos últimos dias, as ações da Universal foram reforçadas. Além das doações e assistência médica, os voluntários fazem apresentações culturais nos abrigos. Um trabalho especial é oferecido às mulheres que, devido à crise, podem acabar recorrendo à prostituição.

Cerca de 1.200 venezuelanos foram expulsos no confronto. Estima-se que mais de 500 estão cruzando a fronteira para entrar no Brasil todos os dias, deixando o pequeno município de Roraima em estado de alerta.

Reuniões para os imigrantes

Diariamente são feitas reuniões especiais para imigrantes na Catedral da Igreja Universal de Boa Vista, às 18h.

Pastores e obreiros venezuelanos também montaram núcleos de oração e atendimento espiritual, em Pacaraima, que funcionam em casas de imigrantes que já conseguiram uma residência.

imagem do author
Colaborador

UNIcom