Força Jovem do Texas leva conscientização por meio do esporte

Voluntários realizaram um torneio de kickball e falaram sobre drogas com os jovens das regiões de Westpark e Pasadena, em Houston. Veja como foi

Imagem de capa - Força Jovem do Texas leva conscientização  por meio do esporte

Muitos jovens, ainda iludidos por uma ideia de falsa liberdade, se envolvem com más companhias que apresentam a eles as drogas e o mundo do crime. Para falar sobre esse e outros temas que tanto afligem a população jovem no mundo e conscientizá-la quanto ao caminho para a verdadeira liberdade, o grupo Força Jovem Universal (Young Power Group, em inglês) de Houston, no Estado do Texas, nos Estados Unidos, realizou recentemente um torneio de kickball.
O jogo, criado no início do século passado no país norte-americano, é comumente disputado em campos de beisebol, inclusive as regras dos dois esportes são semelhantes. Apesar de ser um jogo centenário, apenas recentemente ganhou fama entre o público jovem.
“Esse tipo de atividade ajuda os jovens a se unirem e ficarem com uma mente sã e longe dos vícios das drogas e de todo tipo de supostas diversões que não lhes trazem nenhum benefícios. O torneio é muito mais do que um momento de diversão porque, em todas atividades que fazemos, levamos uma mensagem de vida e ensinamos como vencer os conflitos internos e diários”, explicou o Pastor Elvio Martins Meireles, responsável pelo grupo em Houston.
Desenvolver a consciência dos jovens
O torneio de kickball aconteceu ao ar livre no Parque Bayland e reuniu cerca de 40 jovens das regiões de West-
park e Pasadena. O principal objetivo foi chamar a atenção dos jovens para a questão das drogas e mostrar que é possível interagir, ter amigos e encontrar a verdadeira felicidade sem depender de nenhuma substância química ou praticar violência contra si ou os outros.

“Da mesma forma que o Senhor Jesus se reunia ao ar livre e Ele ensinava a Palavra em um ambiente diferenciado, queremos promover, por meio desses eventos, o companheirismo, o trabalho em equipe e fomentar amizades positivas que vão ajudar esses jovens a se desenvolverem como pessoas”, afirmou o Pastor Fernando Carrera, responsável pelo trabalho do grupo no Texas.
Dentre os jovens que tiveram experiências difíceis no mundo das drogas e hoje estão livres e frequentam as ações do grupo estava o estudante de engenharia civil Saul Lumbreras Reyes, de 18 anos (foto a esq.).
“Estive nas drogas por dois anos seguidos e foi o Força Jovem que me resgatou desse mundo. Então, para mim, eventos como este são valiosos porque encontro pessoas de confiança na minha vida e são boas influências. Aqui encontro uma alegria maior, oposta à que eu sentia na época que usava drogas e bebida, quando tudo era uma ilusão que me deixava cada vez mais infeliz. No final de cada encontro do grupo, vemos o que é ser feliz na prática e sempre saímos com uma direção para nosso dia a dia”, declarou Saul.

História de resgate e superação
Aproximadamente 15 voluntários do projeto Esportes do Força Jovem auxiliaram no evento, desde a escolha do local, passando pelo tema dos bate-papos, até a preparação de lanches servidos aos participantes. Um desses voluntários é também coordenador do grupo em Houston e contou sua história de resgate e superação.
“Ações como esta têm um significado muito grande porque eu lembro de onde Deus me tirou. Eu vim para os
Estados Unidos com a intenção de encontrar uma vida nova, mas o que achei foi o mundo das drogas. Foram três anos de intensa procura por uma saída. Foram eventos como este que me ajudaram. Em vez de usar drogas, passei a praticar esportes nos torneios organizados pelo Força Jovem, do qual me tornei voluntário. Hoje, sou um dos coordenadores do grupo, estou livre de todos os vícios e auxilio os jovens que chegam na mesma condição que um dia cheguei”, concluiu Omar Gallegos Juarez, de 23 anos.
Para saber mais sobre esse grupo, procure uma Universal mais próxima.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas