Daniel: autor ou personagem?

O profeta foi ao mesmo tempo protagonista e escritor de seu livro da Bíblia, como indica a própria Palavra


Por Marcelo Rangel / Fotos: Reprodução e Fotolia

Vários livros bíblicos recebem o nome de seus personagens principais, como Ester e Jó, no Antigo Testamento, entre outros. Entretanto alguns levam os nomes de seus autores, como os neotestamentários Evangelhos de Mateus e Lucas.

Há uma antiga controvérsia sobre o livro de Daniel. Ele teria sido o escritor ou seria só o personagem de maior destaque? A opinião predominante entre cristãos e judeus contempla as duas hipóteses: ele é protagonista e autor. Contudo o que leva esses estudiosos a crer nisso? A própria Bíblia.

Em muitas passagens do livro de Daniel, escrito por volta do século 6 antes de Cristo (a.C.), os fatos são narrados na primeira pessoa: “No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio.” (Daniel 8.1). Também há partes em que o autor fala de si mesmo na terceira pessoa, mas vale salientar que isso era um procedimento bem comum em escritos da época.

No capítulo 12, o próprio Altíssimo fala ao profeta, ordenando-lhe o registro no livro e sua conclusão – outra prova incontestável: “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” (Daniel 12.4).

Se o próprio Deus disse que Daniel escreveu o livro que leva seu nome, no qual registrou as profecias que lhe foram reveladas, Seu Filho, O Senhor Jesus, confirma: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda.” (Mateus 24.15).

Registro histórico
Alguns livros da Bíblia têm mais de um autor, o que fica bem claro pela diferença de estilos presente na mesma narrativa, variáveis de acordo com a época e seus costumes ou com as influências literárias vigentes. O livro de Daniel, entretanto, tem uma unidade de estilo tão grande que é reconhecida até pelos críticos que são contra a hipótese de que o profeta seja o autor.

Até um passado recente os registros históricos e físicos da Babilônia eram tão raros que muitos consideravam aquele lugar fictício. Daniel, entretanto, narra em seu livro fatos históricos com a clareza bem própria de quem os presenciou, assim como os costumes locais – a sucessão dos reis após Nabucodonosor e os deuses que os babilônicos adoravam (e como o faziam), por exemplo.

Apesar de alguns estudiosos alegarem que tais informações foram inventadas, achados arqueológicos relativamente recentes (como a descoberta das ruínas da própria Babilônia) confirmam várias delas – algo, aliás, que tem sido muito comum e merece nossa atenção.

A verdadeira importância
Em sua inabalável fé, Daniel tinha certeza de que o Senhor sempre olharia por ele, como realmente aconteceu e está devidamente registrado em seu livro, por ordem do próprio Criador, para que todos nós aprendamos a nos livrar do que não nos acrescenta algo de bom espiritualmente e nos voltemos a Deus de forma integral – e é justamente com este intuito que existe o Jejum de Daniel.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Daniel: autor ou personagem?

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games