Chegou aos 40 anos?

Está mais que na hora de cuidar da sua saúde

Imagem de capa - Chegou aos 40 anos?

Há um ditado popular que diz que “a vida começa aos 40”. Embora todos saibam que na prática não é bem assim, para o homem pode ser o momento ideal de reavaliar alguns aspectos do seu dia a dia. Nesse sentido, se falamos de trabalho, família e perspectivas futuras, com certeza, a saúde também pode e deve ser analisada. Ainda mais se você é sedentário, não pratica atividades físicas com regularidade nem cuida da alimentação, já que não tem horário fixo para comer e dá prioridade aos produtos industrializados ou à comida de fast-foods.
Lenga-lenga
Muitos dirão que já ouviram essa lenga-lenga de quanto é importante tratar bem do corpo. Mesmo assim sempre encontram algum argumento para justificar a sua falta de cuidado com a saúde. Quem não conhece algum amigo que foi convidado para ir à academia ou até para jogar aquele futebolzinho ou fazer outra atividade esportiva, ao menos duas vezes por semana, dizer que não tem tempo, trabalha demais e que a vida é muito corrida? E pode ser que você mesmo tenha sido convidado e apresentou uma desculpa como essa, não é mesmo?
Inatingível?
Vamos tentar entender por que o homem age assim. De modo geral, ele julga, muitas vezes, que não será atingido pelos problemas. É, por exemplo, aquele cara que nunca vai ao médico. Ele se sente naturalmente forte e pensa que não precisa se exercitar, pois já tem essa condição como uma de suas qualidades mais marcantes. Imagina se os outros souberem que ele está treinando para fortalecer a musculatura e tentar diminuir as perdas físicas que a idade sempre impõe? Na cabeça dele, isso é admitir uma fraqueza. Seria uma derrota e o fim do mundo estaria decretado.
Criação
Esse pensamento talvez nem seja culpa dele. Muitos foram criados dessa forma. O pai dele era do tipo que suportava o peso do mundo nas costas para sustentar a família e passou essa postura ao filho. Isso não quer dizer que o homem possa se eximir de suas responsabilidades. Não, ao contrário. Ele precisa usar a cabeça para perceber que se não estiver em plenas condições para cuidar das pessoas que ama, não conseguirá desempenhar essa tarefa bem por muito tempo. Obviamente, para poder honrar os seus compromissos, antes de mais nada, ele deve cuidar de si mesmo.
Riscos
Entenda uma coisa: uma postura equivocada pode ser tão prejudicial quanto dar justificativas para não se cuidar. Isso não ajuda em nada. Ao contrário, quando o homem deixa de ir ou nunca vai ao médico, não faz exames periódicos de saúde e não mantém uma atividade física regular, ele corre riscos de abreviar sua vida por causa de doenças como infarto, acidente vascular cerebral, obesidade, diabetes e câncer de próstata, só para citar algumas. Depois dos 40 anos, esse risco só aumenta, ainda mais se o sedentarismo foi uma regra durante toda a sua trajetória.
Fundamentos
Não importa se você já chegou nessa idade ou se é mais velho. O que interessa é que se nunca cuidou da saúde ainda há tempo de mudar. Leve em consideração que corpo e mente se completam. É fundamental manter o equilíbrio entre os dois para seguir adiante. Deixe o orgulho de lado e não fique pensando no que os outros acham a seu respeito. E, antes de fazer mudanças drásticas na sua rotina alimentar e física, busque orientação médica e nutricional. São medidas que vão fazer toda a diferença para fortalecê-lo e ajudá-lo a enfrentar a batalha diária da vida.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes/ Foto: Fotolia